Do Jornal do Commercio
Faltam seis rodadas para o fim da Série B do Brasileiro 2010. Serão 18 pontos em disputa para definir um futuro melhor para o Sport, que sonha com o acesso à elite, ou um horizonte menos ruim para o Náutico, que tenta vencer o fantasma da Série C e permanecer na Segundona.
Hoje pelas projeções matemáticas, o 4º colocado, o último a se garantir na Série A, precisaria, em tese, de 65 pontos – esse índice já chegou a 66, há algumas rodadas. Em 5º, com 51, o Sport, então, teria de fazer 14 dos 18 pontos em jogo, ou 77,8%. Isso na teoria. Na prática, o Leão precisa fazer cinco pontos a mais do que o América-MG (4º, com 55), com quem tem um duro confronto direto, em Minas Gerais, pela penúltima rodada.
A luta pelo acesso é contra o Coelho. Por exemplo, se o time mineiro fizer sete pontos nessa reta final, o Leão precisará de 12, em vez dos 14 da projeção. Hoje, o América tem três vitórias a mais, o primeiro critério de desempate, caso haja igualdade na pontuação.
O Leão encara, pela ordem, Bragantino (na Ilha), São Caetano e Vila Nova-GO (fora), Santo André (casa), América-MG (fora) e Portuguesa (casa). Já o Coelho pega Paraná (fora), Guaratinguetá e Bahia (casa), São Caetano (fora), Sport (casa) e Ponte Preta (fora).
O Náutico tem menos pontos a amealhar para conseguir seu objetivo em relação ao Sport , mas, em compensação, tem muito mais pressão. Para escapar da Série C, segundo a projeção, o Timbu (16º) precisaria chegar aos 44 pontos, ou seja, seis a mais do que os 38 que tem hoje. Mas na prática, só precisa fazer um ponto a menos do que o somado pelo Ipatinga (17º, com 36), o melhor entre os rebaixáveis e dono de uma reação vigorosa – ganhou 18 dos últimos 21 em jogo.
É preciso ainda cuidado com o Brasiliense (18º, com 34),afinal, uma arrancada a essa altura do campeonato é improvável, mas não impossível – em relação a ele, o Timbu pode somar três pontos a menos nessas últimas rodadas. Eles duelam na 36ª jornada, no Distrito Federal. Os lanternas Santo André e América-RN têm só 32 e já podem ser rebaixados amanhã, caso percam e Náutico, Vila (15º, com 39) e Icasa (14º, com 40) passem a marca dos 40 pontos.
O Náutico tem pela frente Portuguesa (fora), Icasa e Ponte (nos Aflitos), Brasiliense (f), Vila (casa) e Santo André (f). O Ipatinga enfrenta Figueirense (c), Coritiba e Santo André(f), Duque de Caxias (c), Portuguesa (f) e Icasa (c). Já o Brasiliense pega Guaratinguetá (f), Bahia (c), Portuguesa (f), Náutico e Ponte (c) e América-RN (f).
Nenhum comentário:
Postar um comentário