Por Elias Roma Neto
Do Jornal do Commercio
Apesar de ter declarado inúmeras vezes que tem preferência pelo esquema 4-4-2 clássico, utilizando dois meias e dois volantes, a cada partida que se passa na Série D do Campeonato Brasileiro o técnico do Santa Cruz, Zé Teodoro, tem firmado o 3-5-2 . Foi assim contra o Santa Cruz-RN e deve ser também contra o Porto, domingo, no Arruda.
No papel, quem olha a escalação do treino pode não perceber, mas para os atentos às movimentações é nítido o papel de Jeovânio como um terceiro zagueiro fixo, seja pelo lado direito ou esquerdo da defesa. Durante o Campeonato Pernambucano, o volante saía jogando ajudando o time a se lançar ao ataque, como um líbero, alimentando a ligação com o setor ofensivo, mas agora faz um papel estritamente defensivo. Assim, Memo tem atuado como o único cabeça de área.
O objetivo é dar uma maior liberdade aos alas do time. No 4-4-2, quando um sobe, outro tem de descer automaticamente para reforçar a defesa. Com o time fortemente desfalcado para o duelo com o Gavião - os zagueiros Thiago Matias e Leandro Souza, o lateral-esquerdo Dutra e o meia Weslley - o esquema também vai ajudar a proteger melhor a meta de Tiago Cardoso.
No primeiro tempo do coletivo, ontem, a equipe atuou com: Tiago Cardoso, Éverton Sena, André Oliveira e Jeovânio, Roma, Memo, Bismarck, Leandrinho e Jefferson Maranhão, Thiago Cunha e Kiros. Durante esta etapa do treino, os jogadores mantiveram-se em suas respectivas posições.
Já na segunda etapa, Roma foi improvisado na esquerda e Bismarck na direita, com Maranhão ganhando uma vaga no meio. Nela, Bismarck, Leandrinho e Memo acabaram se revezando no papel de ala direito em alguns momentos. O mesmo acontecia com Roma e Maranhão pela esquerda. O time ganhou em velocidade.
Por último, Zé Teodoro ainda testou um 3-5-2 com dois volantes e um meia, ao escalar Chicão na vaga de Bismarck. O elenco volta a treinar hoje à tarde, no Arruda, quando será testado mais uma vez o time titular para encarar o Gavião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário