Desde que foi efetivado como técnico do time profissional do Sport, na reta final da Série B, o técnico Mazola Júnior ganhou inímigos. E do nada. Pelo simples fato de não ser um treinador experiente. Mesmo conseguindo o objetivo de levar o Leão à Série A, Mazola não caiu nas graças da torcida e nem da imprensa. Para muitos, Mazola não tem o perfil para ser técnico para disputar uma Série A.
Bom, Mazola foi mantido no cargo na disputa do Pernambucano Coca-Cola. Nada mais justo. E se existiam muitos descontentes com o seu trabalho, eles aumentaram quando o treinador afirmou que todos os jogadores do futebol pernambucano desejam vestir a camisa do Sport. Pronto. Foi o céu desabando na Ilha do Retiro. Mazola deu uma opinião. Desnecessária, é bem verdade. Mas o treinador não estava se importando muito com o que viria depois. E deveria.
Pois bem, depois disso, Mazola não teve mais sossego. Duramente criticado pela imprensa. Rejeitado pela torcida. Motivos: não tem experiência e fala mais do que deve. Em se tratando de uma torcida exigente e apaixonada, os motivos são compreensíveis. Mas o ódio ao treinador é sem o menor sentido.
Para mim, achei louvável a decisão do Sport em mantê-lo como técnico para a temporada. A diretoria apostou as fichas em um profissional que gosta do clube e quer evoluir. Conversei duas vezes com Mazola. Percebi que ele não é um profissional que caiu de pára-quedas na função de treinador. Aceitou ser técnico dos juniores do Sport como uma grande oportunidade de ser técnico do profissional. Tanto que implantou um trabalho profissional na base.
A reação da torcida e da imprensa diante da efetivação de Mazola foi algo semelhante a contratação de Waldemar Lemos, pelo Náutico. Antes mesmo de o treinador começar o trabalho, já tinha muita gente querendo sua demissão. Existem mais exemplos. Quando o Sport contratou Nelsinho Batista para a temporada 2008, críticas aos dirigentes que haviam contratado um treinador ultrapassado. Agora, para os torcedores e imprensa, Mazola na Ilha é pura perda de tempo dos dirigentes. Sem mesmo dar uma oportunidade para ele.
Nas duas oportunidades que teve no profissional, Mazola buscou e está buscando fazer o melhor. Não é todo treinador que consegue levantar um time na reta final de uma Série B e conseguir a classificação. Não é todo treinador que, mesmo sob a pressão de uma possível demissão, consegue vencer dois clássicos neste início de temporada. Sem falar no duelo contra o Náutico, no ano passado, pela Série B.
Claro que Mazola vem comentendo alguns erros na formação da equipe. Na verdade, o Sport passa por uma reestruturação. No ano passado, mesmo conseguindo o acesso à Série A, o Leão errou demais. Em 2012, as contratações estão sendo mais criteriosas e, por isso mesmo, demoradas. Mas a torcida quer vitórias. E quando ela não acontece, a culpa é de Mazola.
Acho as críticas ao técnico Mazola exageradas e, em alguns momentos, desrespeitosas. Por outro lado, o treinador demonstra respeito ao Sport e vem procurando fazer o melhor. Vai comenter erros. Já perdeu e vai perder alguns jogos. Mas não é um treinador que não sabe o que faz. Merece a oportunidade de comandar uma equipe de torcida porque é um profissional sério.
Fonte:blogdotorcedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário