A opção por Hernanes como titular foi a principal novidade da escalação do Brasil, confirmada nesta segunda-feira, para o amistoso contra a Bósnia, nesta terça (28), na cidade de St. Gallen, na Suíça. O meia pernambucano, destaque na Lazio, da Itália, começará novamente uma partida na Seleção pela primeira vez desde 9 de fevereiro de 2011, quando jogou e foi expulso na derrota do Brasil para a França por 1 a 0. Ele já havia entrado no segundo tempo do jogo contra o México, em amistoso recente. Com a função de meia-armador, poderá jogar da maneira em que se consagrou como ídolo do clube italiano. A partida, disputada em começa às 16h, de Brasília.
Desde que assumiu o Brasil, Mano Menezes tem montado o time predominantemente no esquema 4-3-3, com dois volantes, meia armador e três atacantes, sendo dois pelas pontas e um centralizado. Contra a Bósnia, Sandro, do Tottenham, fica como o primeiro volante, e Fernandinho, do Shakhtar-UCR, atua como o segundo volante. Hernanes é o meia-armador. No ataque, um trio de atletas que atuam no Brasil. Neymar (Santos) aberto pela esquerda, como de costume, e a opção por Leandro Damião (Inter) como centroavante, tendo Ronaldinho (Flamengo) mais uma vez escalado, como ponta direita.
A defesa, setor mais forte da equipe, tem a volta do goleiro Júlio César, da Internazionale-ITA e uma linha de quatro com Daniel Alves (Barcelona), Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea) e Marcelo (Real Madrid).
A Seleção deverá ir a campo com: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Sandro, Fernandinho e Hernanes; Ronaldinho, Leandro Damião e Neymar.
Alguns comentários sobre a escalação.
Hernanes foi escolhido como titular na mesma posição em que jogariam os projetos de astros Ganso e Lucas. A decisão é acertada por Mano Menezes, pois de fato ele é o melhor meia-atacante central que o Brasil possui no momento. Tem menos velocidade e explosão que Lucas e talvez seja superado nos passes por Ganso, mas tem a melhor média considerando esses e outros fundamentos e habilidades.
O goleiro Júlio César não vem muito bem, mas ainda é o melhor brasileiro. O resto da defesa é de ótimo nível. Lúcio é melhor que David Luiz, porém as perspectivas de utilização em 2014 não são altas, pela idade que vai ficando avançada (terá 36 anos).
Os volantes são considerados reservas. Sandro não tem atuado com regularidade no Tottenham e isso deve refletir no seu futebol pela Seleção, mas é a opção já que Lucas Leiva está afastado dos gramados por uma séria lesão no joelho. Ramires seria o titular na vaga ocupda por Fernandinho se estivesse bem clinicamente no momento da convocação — estava terminando recuperação de lesão no joelho.
No ataque, não faz o menor sentido a presença de Ronaldinho, o decadente. Melhor seria colocar Hulk aberto na direita, posição em que brilhou pelo Porto na temporada 2010/2011, embora não venha bem na temporada 2011/2012 atuando como atacante central. Lucas como ponteiro direito também é melhor alternativa para Ronaldinho. Estamos falando da formação de uma equipe para a Copa 2014. Se Ronaldinho não convence hoje, quanto mais daqui a dois anos?
Já como centroavante, Leandro Damião prevalece sobre Jonas. Tem mais perfil de atacante central, pois é mais forte, cabeceia melhor e tem finalização mais competente. Porém, não tem a capacidade de criar jogadas que teria Jonas caso atuasse na função.
FICHA TÉCNICA
BÓSNIA X BRASIL
BÓSNIA: Asmir Begovic; Emir Spahic, Sanel Jahic e Mensur Mujdza; Elvir Rahimic, Sejad Salihovic, Senad Lulic, Haris Medunjanin e Miralem Pjanic; Edin Dzeko e Vedad Ibisevic. Técnico: Safet Susic
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Sandro, Fernandinho e Hernanes; Ronaldinho Gaúcho, Leandro Damião e Neymar. Técnico: Mano Menezes
Local: AFG Arena, em St. Gallen (Suíça) Data: 28 de fevereiro de 2012 (Terça-feira) Horário: 16 horas (de Brasília) Árbitro: não divulgado pela organização.
Fonte:blogdotorcedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário