segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Paz para a arbitragem

Paz para a arbitragem.

Nada melhor que uma sequência de jogos sem erros para acalmar os mais duros críticos e permitir que os árbitros pernambucanos respirem aliviados e possam fazer o bom trabalho de que sei que são capazes.

Há três rodadas não mais se escuta as recorrentes reclamações do início do campeonato. Nesta, mais uma vez, a arbitragem fez a sua parte.

No Sábado, Gleydson Leite atuou muito bem no confronto entre Santa Cruz e Petrolina. Teve desempenho técnico e disciplinar muito bom. Pecou um pouco no posicionamento, pois em alguns lances esteve na frente da jogada, tendo, inclusive, em uma delas a bola batido nele e causado prejuízo ao ataque do time do Petrolina.

Na outra partida, Giorgio Wilton, filho de João José Venceslau, o Cuíca, apitou o jogo do líder Salgueiro e mostrou estar seguindo bem os passos do pai, que foi um grande árbitro. Trata-se de um jovem valor para a arbitragem de PE.

O jogo de maior grau de dificuldade foi Central e Sport, não pela posição dos times na tabela, mas pelo fato de que o Central jogando em seus domínios costuma ser muito forte. Neilson Santos apitou bem, marcou um tiro penal em favor do Central acertadamente, mas deve ficar mais atento quanto a aplicação de advertências com cartão amarelo.

Aliás, em minha opinião, esta tem sido uma dificuldade que alguns árbitros vem tendo na interpretação de jogadas com choques casuais, contatos normais e faltosos, ou seja, no tocante ao discernimento de jogada imprudente (não merecedora de cartão amarelo) ou temerária (merecedora de cartão amarelo).

Nielson Nogueira, após duas rodadas de fora da escala, seu último jogo havia sido entre Sport x Porto, apitou Náutico x Belo Jardim e se houve muito bem. Todos os gols foram assinalados corretamente e a penalidade em favor do Belo Jardim foi bem marcada. Nielson é um árbitro de excelente preparo físico e atualmente é o principal de PE no ranking da Confederação Brasileira de Futebol. É esperar, também, que ele mantenha o elevado padrão de arbitragens que costuma ter no Campeonato Brasileiro e teve ontem na condução da partida.

A principal novidade foi o retorno de Cláudio Mercante que apitou bem o jogo entre Araripina e Serra Talhada. A Comissão de Arbitragem fez o que realmente deve ser feito. Deu apoio ao árbitro, manteve-o apitando, mesmo que em jogos amadores, e, sobretudo, acompanhou o seu desempenho e a sua recuperação. Acertada a decisão da FPF, na pessoa do Dr. Evandro Carvalho, em resgatar este bom árbitro do estado.

Completou a rodada Gilberto Castro, na partida Ypiranga x América, sem qualquer senão em sua arbitragem.

Estou contigo, amigo torcedor, de olho no apito.

Adriano Siebra

Fonte:blogdotorcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...