Quatro anos após a conquista da Copa do Brasil em 2008, o Sport está a ponto de iniciar mais uma campanha. A estreia se dará nesta quarta-feira (14) contra o 4 de Julho em Teresina.
A campanha, para o Leão, tem um certo caráter de ineditismo. É a primeira vez que o time disputará a competição estando na Série A, após 2008. Em 2009, não participou do torneio porque estava na Libertadores da América. Em 2010 e 2011, estava na Série B.
Como os elencos carregam mais investimentos quando uma equipe está na primeira divisão, em tese, esta é a primeira grande chance de buscar o bicampeonato.
A outra "primeira vez" é a do técnico Mazola Júnior, que assumiu como interino no início da Série B, voltou no fim de tal certame e comandou a classificação para a Série A.
Em suas projeções, Mazola coloca uma meta primária: chegar até as quartas de final.
"É uma competição importante para os nossos planos do primeiro semestre. Esperamos por uma boa participação e pela tradição do Sport na Copa do Brasil, queremos alcançar a nossa meta, que é estar entre os oito primeiros", afirmou em entrevista nesta segunda-feira.
Cá entre nós, não chega a ser uma meta ousada. Simplesmente, porque o Sport não enfrentará nenhuma "potência" nacional até a citada fase. O único time realmente difícil a enfrentar até as oitavas de final é o Coritiba, atual vice-campeão da Copa do Brasil, e que por pouco não conseguiu a classificação para a Libertadores no próprio Campeonato Brasileiro Série A.
Se passar pelo Coxa, o mais forte possível nas quartas de final seria o Botafogo, que simplesmente não ganha nenhum título nacional desde o Campeonato Brasileiro de 1995.
Vale recordar: em 2008, na campanha do título, o Leão enfrentou o Palmeiras nas oitavas de final e o Internacional nas quartas. Times que eram apontados como os melhores do país na época. Bem mais fortes que o Coritiba e o Botafogo de hoje.
O caminho do Sport até a semifinal da Copa do Brasil é mais fácil do que em 2008. Essa deveria ser a meta.
Já a partir da semifinal, o nível dos possíveis adversários de 2012 se equivale aos de 2008.
Na sêmi, os mais fortes possíveis (lembrando sempre que estamos teorizando com base em elenco e tradição) são Atlético-MG e São Paulo. Em 2008, o adversário foi o Vasco. Na final, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro parecem ser os três principais favoritos. Em 2008, o adversário foi o Corinthians.
E você, torcedor do Sport, como avalia a tabela do Leão? Acredita num novo título?
Fonte:blogdotorcedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário