Luciano Abreu
Com o objetivo de aliar o conhecimento acadêmico à prática esportiva o Vitória iniciou há poucos meses uma parceria pioneira com a UFPE a fim de proporcionar aos atletas alto rendimento em competições.
A cooperação técnica coordenada pela equipe multidisciplinar do Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão (CAV) que irá permitir o desenvolvimento de um trabalho científico aplicado ao esporte em mais de dez áreas como treinamento esportivo, nutrição, preparação física, fisiologia, enfermagem, psicologia do esporte, cardiologia e medicina esportiva está em andamento. As avaliações e testes já começaram para o futebol feminino que tem pela frente, a partir do dia 15 de novembro, a Copa Libertadores da América.
Para esta competição os pesquisadores e professores do CAV/UFPE, Ary Gomes Filho e Marcelus Almeida irão fornecer ao técnico Caio Couto e ao preparador físico Diego de Deus os resultados das primeiras avaliações realizadas esta semana como todo o elenco do Vitória como o Dexa e o Esgorespirometria, exames que avaliam o percentual de gordura e massa muscular e a capacidade de resistência e nível de condicionamento físico das atletas.
Informações precisas que irão ajudar nas tomadas de decisões do treinador e no rendimento das atletas em campo. No gramado as jogadoras irão fornecer aos pesquisadores dados científicos para pesquisas mais avançadas no campo do esporte.
Exames como a Cardiografia, que avalia o tamanho do coração, além de possiveis cardiopatias, fornecem elementos para uma pesquisa pioneira no mundo que irá fazer uma relação entre o tamanho do coração da jogadora com sua posição em campo.
Fonte: Site Oficial do Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário