terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vitória lembra os 365 anos da Batalha das tabocas

Foto do Blog Monte das Tabocas Os 365 anos do conflito bélico entre luso-brasileiros e holandeses vão ser lembrados hoje com um ato cívico na Praça do Anjo e procissão até o Monte das Tabocas A Prefeitura da Vitória de Santo Antão e o Instituto Histórico promovem nesta terça-feira, feriado no Município, as comemorações alusivas a Batalha do Monte das Tabocas, na data mais importante de sua rica história. Não podendo contar com a vasta programação ocorrida ano passado, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes alega que este ano a programação será simples, apenas com ato cívico e religioso, devido a decretação do Estado de Calamidade Pública determinada pelo Governo do Estado e o poder local, em decorrência da enchente ocorrida no mês de junho, que acabou atingindo a população ribeirinha do Município. A prefeitura convida a população, hoje, para hasteamento das bandeiras e ato cívico na Praça do Anjo, no bairro do Livramento a partir das 8h. Logo, às 9h30, terá a procissão de Nossa Senhora de Nazaré (Nossa Senhora do Desterro) que seguirá em cortejo até o Monte das Tabocas, local da batalha, onde será celebrada missa. A estrada de acesso ao Monte das Tabocas, distante nove quilômetros do Centro da Vitória, está em boa condição de tráfego. Já à noite, a partir das 20 horas, no Teatro Silogeu (Matriz), o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Sto. Antão (IHGV), realiza sua solenidade alusiva a mais um aniversário da vitória dos pernambucanos no Monte das Tabocas e aproveitará para homenagear ilustres vitorienses com a entrega da Comenda e da aposição de fotografias. Nesta terça à noite, com abertura ao público no Silogeu, receberão a Comenda os professores Elias Ramalho e José Augusto Lopes. No Museu do IHGV, será feito a aposição das fotografias de Gil Aparício, Jorge Paulo Aguiar Esteves, Martha de Holanda Cavalcanti e Serafim de Moura Ferraz. A data 3 de agosto tem como registro o fato ocorrido no palco de um acontecimento que mudou os rumos da História em Terras Brasileiras, o Monte das Tabocas desencadeou um espírito de resistência crucial para a retomada do domínio da então província de Pernambuco. Hoje esta data deve servir para cobrar uma posição dos governantes no sentido de empreender ações que efetivem a devida valorização daquele espaço e de fato possa ser um instrumento da identidade cultural dos vitorienses para todo o País. Estamos secundarizados quando se trata do reconhecimento histórico. por Lissandro Nascimento.
Aproveitando o Feriadão do dia 3 de agosto,vamos ter também o desfile da atletas campeãs do Tricolor das Tabocas do Campeonato Pernambucano 2010,um título inédito para a cidade de Vitória de Santo Antão.
As meninas serão ovacionas em cima do carro do Corpo de Bombeiros,e com som da banda Instinto Selvagem no Trio Pileque, apartir das 16:00 horas,com saída do Bairro da Matriz.
Venha participar desse título inédito do Vitória Feminino!!! Rumo a Copa do Brasil 2010.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...