Foto do Blog Monte das Tabocas
Os 365 anos do conflito bélico entre luso-brasileiros e holandeses vão ser lembrados hoje com um ato cívico na Praça do Anjo e procissão até o Monte das Tabocas
A Prefeitura da Vitória de Santo Antão e o Instituto Histórico promovem nesta terça-feira, feriado no Município, as comemorações alusivas a Batalha do Monte das Tabocas, na data mais importante de sua rica história.
Não podendo contar com a vasta programação ocorrida ano passado, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes alega que este ano a programação será simples, apenas com ato cívico e religioso, devido a decretação do Estado de Calamidade Pública determinada pelo Governo do Estado e o poder local, em decorrência da enchente ocorrida no mês de junho, que acabou atingindo a população ribeirinha do Município.
A prefeitura convida a população, hoje, para hasteamento das bandeiras e ato cívico na Praça do Anjo, no bairro do Livramento a partir das 8h. Logo, às 9h30, terá a procissão de Nossa Senhora de Nazaré (Nossa Senhora do Desterro) que seguirá em cortejo até o Monte das Tabocas, local da batalha, onde será celebrada missa. A estrada de acesso ao Monte das Tabocas, distante nove quilômetros do Centro da Vitória, está em boa condição de tráfego.
Já à noite, a partir das 20 horas, no Teatro Silogeu (Matriz), o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Sto. Antão (IHGV), realiza sua solenidade alusiva a mais um aniversário da vitória dos pernambucanos no Monte das Tabocas e aproveitará para homenagear ilustres vitorienses com a entrega da Comenda e da aposição de fotografias.
Nesta terça à noite, com abertura ao público no Silogeu, receberão a Comenda os professores Elias Ramalho e José Augusto Lopes. No Museu do IHGV, será feito a aposição das fotografias de Gil Aparício, Jorge Paulo Aguiar Esteves, Martha de Holanda Cavalcanti e Serafim de Moura Ferraz.
A data 3 de agosto tem como registro o fato ocorrido no palco de um acontecimento que mudou os rumos da História em Terras Brasileiras, o Monte das Tabocas desencadeou um espírito de resistência crucial para a retomada do domínio da então província de Pernambuco.
Hoje esta data deve servir para cobrar uma posição dos governantes no sentido de empreender ações que efetivem a devida valorização daquele espaço e de fato possa ser um instrumento da identidade cultural dos vitorienses para todo o País. Estamos secundarizados quando se trata do reconhecimento histórico.
por Lissandro Nascimento.

As meninas serão ovacionas em cima do carro do Corpo de Bombeiros,e com som da banda Instinto Selvagem no Trio Pileque, apartir das 16:00 horas,com saída do Bairro da Matriz.
Venha participar desse título inédito do Vitória Feminino!!! Rumo a Copa do Brasil 2010.