sábado, 3 de março de 2012

Náutico vence o Bode e assume a liderança provisoriamente

O que faltou em brilho sobrou em eficiência para o Náutico vencer o Araripina por 3x0 neste sábado (3), nos Aflitos, pela abertura da 14ª rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Os três pontos conquistados fizeram o timbu alcançar a liderança da competição ao menos provisoriamente, já que chegou aos 29 pontos. Agora, terá que "secar" Salgueiro e Sport neste domingo.

Sem Eduardo Ramos, com uma forte virose, o Náutico perdeu muito no toque de bola mais refinado no meio de campo. Mas conseguiu reinventar-se e vencer usando a força física, principalmente em seu setor defensivo. Apesar de marcar muito atrás na maior parte dos 90 minutos, o time da casa fez o suficiente para evitar um bombardeio do Araripina e nas poucas oportunidades que criou conseguiu um bom aproveitamento. Uma postura mais arriscada do que quando o técnico tinha o meia Cascata e o atacante Rogério.

O JOGO - Os dois times adotaram posturas bem semelhantes. Ninguém queria deixar o adversário tocar a bola perto de sua área. Nos primeiros cinco minutos os expedientes deram certo, pois só era possível sair jogando na base do chutão. Para superar essa marcação o jeito era tocar a bola com mais velocidade. E o Araripina fez isso primeiro e deu trabalho a Gideão num chute de Cristiano Sergipano, aos seis minutos.

A resposta alvirrubra foi fatal. Souza arriscou de longe e Bruno Grassi espalmou. Na sequência, Marquinho recebeu e cruzou na cabeça de Siloé. Com a marcação frouxa, o atacante subiu e cabeceou com estilo para fazer 1x0. No prejuízo, o Araripina tentou imprimir velocidade para buscar a igualdade. Conseguiu parcialmente.

O Náutico marcou mais atrás do círculo central, o que deu liberdade aos sertanejos. Porém, o bloqueio feito na frente da área deu certo. O Araripina teve posse de bola ofensiva mas não construía jogadas para entrar na área alvirrubra. Só o fazia nas bolas aéreas. Numa delas, Nílson desviou com o calcanhar na cobrança de escanteio e só não marcou um golaço porque Lenon entrou providencialmente com a cabeça para afastar.

Só que o tempo passou e o Náutico acusou um fenômeno muito comum aos times que optam pelo recuo quando conseguem a vantagem: da intermediária defensiva, a marcação recuou ainda mais. Resultado: três terços do campo dominados pelo Araripina e muita gritaria do goleiro Gideão para tirar seus companheiros de dentro de sua área. Para se ter uma ideia em mais de uma oportunidade, os jogadores do Náutico tiveram que se atirar na frente dos atacantes do Araripina para bloquear as finalizações.

Enquanto isso, lá na frente o time da casa também sofria para alimentar seus atacantes. Tanto que aos 31 minutos o técnico Waldemar Lemos já queimava duas substituições. Com câimbras, Rodrigo Tiuí deu lugar a Doriélton. Insatisfeito com Marcos Vinícius - que entrou de última hora no lugar de Eduardo Ramos, com uma forte virose -, o treinador o tirou para acionar Auremir e deixar Souza mais adiantado. Não mudou muita coisa, pois o Bode ficou mais com a bola no setor de defesa do Náutico.

Sem criatividade, a bola parada deu o desafogo que os alvirrubros precisavam. Aos 44 minutos, Souza mandou na área e Gustavo desviou de cabeça. Bruno Grassi nem se mexeu. Apenas viu a bola entrar em seu canto esquerdo.

Os donos da casa voltaram para o segundo tempo com uma postura um pouco mais adiantada. Principalmente os atacantes, que fixaram-se mais perto da área e aliviou a pressão do Araripina. Faltou apenas o meio de campo acompanhar o posicionamento para evitar clarões. Dessa forma, o Araripina tinha mais posse de bola mas sem deixar os atacantes em condições de finalizar. Há de se reconhecer também a limitação técnica dos atletas do Bode.

O andar da carruagem deixava a partida morna, quase fria. Até Auremir tirar um coelho da cartola aos 14 minutos. Ele fez um belo passe para Doriélton, que dominou com o peito e chutou forte, no canto.

Dois minutos depois, Cristóvão entrou na área. Gustavo disputou a bola com ele e foi projetando o corpo em cima do jogador do Araripina. Ele não se fez de rogado e deixou o corpo cair. O árbitro Neílson Santos não titubeou em marcar o pênalti. Aílton foi para a cobrança e mandou uma bomba no travessão.

Foi a senha para o time visitante perder a tranquilidade de vez. Se o passe final era o problema, agora começou no meio de campo. Isso facilitou os contra-ataques do timbu, tanto que Siloé e Doriélton tiveram grandes oportunidades de ampliar o placar aos 18 e 24 minutos, respectivamente. O Náutico atacava quando queria e queria cada vez menos porque a vitória estava mais que garantida. O Araripina tentava o gol quando podia e podia cada vez menos pelos seus próprios erros. Nesse panorama o placar não mudou mais.

Ficha do jogo:

Náutico: Gideão; Marquinho (Lineker), Marlon, Gustavo e Jefferson; Lenon, Souza, Derley e Marcos Vinícius (Auremir); Siloé e Rodrigo Tiuí (Doriélton). Técnico: Waldemar Lemos.

Araripina: Bruno Grassi; Jamersson, Nílson, Éverton e Ailton; Gideon, Jackson, Vassoura (Fabinho Vitória) e Rosembrick (Thiago Orobó); Cristóvão (Índio) e Cristiano Sergipano. Técnico: Adelmo Soares.

Local: Aflitos. Horário: 19h. Árbitro: Neilson Santos. Assistentes: Erich Bandeira e Anderson Freitas. Gols: Siloé, aos sete; e Gustavo, aos 44 do primeiro tempo. Doriélton, aos 14 do segundo. Cartões amarelos: Lenon, Souza, Doriélton, Gideon, Jamersson, Aílton, Cristóvão e Jackson.

Fonte: blogdotorcedor

Americanas do Vitória desenvolvem projeto em parceria com a FIFA.

A americana Caitlin Fisher, volante do Vitória, concedeu entrevista ao jornalista Hildo Neto do Jornal do Commercio na última quarta-feira, sobre o ‘Projeto Guerreiras’, um trabalho documental sobre o futebol feminino no país, realizado em parceria com a FIFA e que será exibido durante a Olimpíada de Londres e a Copa do Mundo de 2014.

Parte dessa história sobre o futebol feminino no Brasil, que será mostrada ao mundo, é contada a partir da vivência com o trabalho desenvolvido pelo Vitória.

Com imagens de Robert Fabisak, a matéria sairá na edição do domingo (04) do JC. Abaixo, imagens dos bastidores da matéria.

Santa recebe Serra Talhada para entrar no G4

Impedido de ingressar no G4 por conta de um erro do assistente Ubirajara Ferraz no jogo contra o Ypiranga, o Santa Cruz tenta alcançar a meta diante de sua torcida, neste domingo (4). O tricolor recebe o Serra Talhada, a partir das 16h, no Arruda, pela 14ª rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. O técnico Zé Teodoro convocou a torcida para fechar com o grupo contra "os que não querem que o Santa Cruz chegue".

"Pode ter certeza que há uma preocupação muito grande, no futebol pernambucano, para o Santa Cruz não entrar (na fase semifinal). Se o Santa Cruz entrar, pode ter certeza que a torcida faz a diferença, o grupo faz a diferença e nosso trabalho no mata-mata faz a diferença", afirmou o comandante.

Quanto ao time, a única dúvida fica para o atacante Carlinhos Bala. Se estiver recuperado das dores musculares, o jogador vai para o meio de campo, abrindo uma vaga para Geílson ao lado de Dênis Marques. As outras duas alterações são por conta de cartões amarelos.

O lateral-direito Diogo e o meia Weslley estão fora por causa do terceiro cartão amarelo. Eduardo Arroz volta ao lado direito e Renatinho vai para o meio. Arroz vê essa oportunidade como crucial para retomar seu lugar na equipe principal. "Espero fazer um bom jogo e ajudar o time a vencer. Vai ser fundamental para ganhar uma sequência", ressaltou.

PACIÊNCIA - Mudanças à parte, o técnico tricolor exigiu bastante de seus jogadores uma valorização maior da bola. Isso refleteiu-se nas cobranças por uma movimentação maior. "No Arruda, as equipes sempre vêm para marcar forte. Temos de ter movimentação constante. Esperamos conseguir fazer isso no jogo", salientou Luciano Henrique.

SERRA - De sensação no início do campeonato a embolado na zona intermediária. É esse o retrato do Serra Talhada, comandado pelo técnico Bagé, que já passou pelo Santa Cruz. O time sertanejo soma 16 pontos, apenas dois à frente do Porto, o penúltimo colocado. Por isso, o treinador promete ousadia em pleno José do Rego Maciel.

"Precisamos ter tranquilidade maior em relação ao rebaixamento para poder começar a pensar no G4", disse Bagé.

Ficha do jogo:

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Eduardo Arroz, Leandro Souza, William e Dutra; Memo, Leo, Carlinhos Bala (Luciano Henrique) e Renatinho; Geílson e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro.

Serra Talhada: Carlos; Joãozinho, Alex Costa, Raniere e Janeilton; Enercino, Jaildo, Elton (Caio) e Kássio; Jessuí e Júnior Mineiro (Erick). Técnico: Bagé.

Local: Arruda. Horário: 16h. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Albert Júnior e Clóvis Amaral. Ingressos: R$ 30 (arquibancada inferior) e R$ 15 (arquibancada superior, sócio e estudante).


Fonte:blogdotorcedor

Náutico reencontra a torcida para tentar reabilitação

De volta aos Aflitos, o Náutico espera manter o bom desempenho diante de casa na 14ª rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola neste sábado (3), diante do Arararipina, a partir das 19h. Na rodada anterior, o time vermelho e branco empatou com o lanterna América, por 2x2 no Ademir Cunha, em Paulista, resultado que o deixou na terceira posição.

Apesar do resultado considerado negativo do jogo anterior, o técnico Waldemar Lemos repete a escalação. O comandante mantém a tranquilidade. O principal motivo é o fato de a equipe manter-se no grupo dos quatro classificáveis para as semifinais. "O Pernambucano não começa nas semifinais. Ainda mais sabendo que, se não conseguirmos ficar entre os quatro primeiros, não poderemos participar das finais. Mas, ao mesmo tempo, estamos numa boa posição na classificação. E o nosso primeiro intento é nos classificarmos entre os quatro. Mas temos de vencer o jogo, mesmo respeitando os adversários", explicou.

Objetivos finais à parte, o técnico alvirrubro reconheceu sua preocupação com o sistema defensivo, principalmente por já ter perdido dois zagueiros por contusão: o titular absoluto Ronaldo Alves e o substituto imediato Diego Bispo. No entanto ele faz questão de compartilhar a responsabilidade defensiva com todo time.

"Não adiante creditar somente à defesa os gols tomados. Muitas vezes tudo começa a acontecer lá na frente e acaba estourando lá atrás", lembrou. O goleiro Gideão também evita fazer muito alarde. Deixou a entender que os erros são pontuais e, por isso, não tão complicados de serem solucionados. "A equipe tem de dar tudo de si. Nosso time tem falhado aqui e ali, mas espero que a gente consiga minimizar os erros para que tudo dê certo na partida", pontuou.

ARARIPINA - O Bode do Sertão terá novidade no banco de reservas. O técnico Paulo Júnior, substituto de Adelmo Soares, comanda o time pela primeira vez na competição. Em compensação, a equipe entra em campo sem seu principal jogador. Machucado, o atacante Vanderlei, artilheiro isolado do Estadual com oito gols. Quem entra no lugar dele é Cristiano Sergipano. O companheiro será o mesmo: Cristóvão

Ficha do jogo:

Náutico: Gideão; Marquinho, Marlon, Gustavo e Jefferson; Lenon, Souza, Derley e Eduardo Ramos; Siloé e Rodrigo Tiuí. Técnico: Waldemar Lemos.

Araripina: Bruno Grassi; Jamersson, Nílson, Éverton e Ailton; Gideon, Jackson, Vassoura e Rosembrick; Cristóvão e Cristiano Sergipano. Técnico: Adelmo Soares.

Local: Aflitos. Horário: 19h. Árbitro: Neilson Santos. Assistentes: Erich Bandeira e Anderson Freitas. Ingressos: Meia-entrada (R$ 15) e arquibancada (R$ 30).

Fonte:blogdotorcedor

Willians recebe mais uma chance no time titular do Sport

Autor do gol da vitória do Sport contra o Belo Jardim, o meia-atacante Willians receberá mais uma chance na equipe titular do Sport. O técnico do clube, Mazola Júnior, preferiu acreditar no potencial de Willians e o utilizará no lugar de Jheimy na partida contra o Petrolina neste próximo domingo no Paulo Coelho, em Petrolina.

Surpreso com a nova oportunidade, Willians espera retribuir a confiança de Mazola e ajudar o Sport no Sertão. "Fiquei surpreso porque o Jheimy e o Jael estavam jogando com sequência. Espero agarrar esta nova chance. Estou focado e vou fazer de tudo para ajudar o Sport", disse.

Willians também admitiu que ficou abatido com a má fase no clube, mas que agora, escalado na sua real posição, irá render mais. "Fiquei chateado com a fase que eu vinha passando aqui. Mas meus familiares me ajudaram e consegui me recuperar. Conversei com o Mazola e pedi para jogar mais no meio pela direita. Isto foi importante", declarou.

Além de Willians, Mazola também promoveu a entrada de Thiaguinho no lugar de Renato na lateral direita. Sendo assim, a equipe poderá ser escalda da seguinte maneira: Magrão; Thiaguinho, Tobi, Bruno Aguiar e Renê; Hamílton, Rivaldo, Diogo e Marcelinho Paraíba; Willians e Jael.

NÚMEROS - A partida contra o Petrolina também marca um recorde para o volante Hamílton, que completará 150 jogos com a camisa Rubro-negra. Hamílton chegou ao Sport pela primeira vez em 2006 ainda na Série B. O jogador retornou para a Ilha do Retiro em 2009 depois de atuar pelo Náutico em 2008. Após mais uma passagem pelo Náutico em 2010, o volante retornou para a sua terceira passagem no Leão em 2011, onde está até o momento.

Fonte:blogdotorcedor

Zé Teodoro quer acabar com a irregularidade do Santa

Acabar com a irregularidade é o foco do técnico do Santa Cruz, Zé Teodoro, para o jogo deste domingo (4), diante do Serra Talhada, no Arruda, pela 14ª rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. A chave para isso é manter a bola sempre sob o poder de seus jogadores, fundamento bastante exigido nos trabalhos desta sexta-feira e corroborados pelos jogadores.

E essa postura ganhará novos executores: o lateral-direito Eduardo Arroz, o meia Luciano Henrique e o atacante Geílson. Os titulares Diogo (lateral), Weslley (meia) e Flávio Recife (atacante) estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

"Não podemos ter mais essa irregularidade. Todos esperam uma sequência e estamos trabalhando para isso. O time precisa de resultados seguidos e é isso que vai dar confiança", disse. O problema apontado pelo treinador é o pouco tempo para aproximação. Por isso, a exigência não tem passado dos limites.

Luciano Henrique lembrou que a maior responsabilidade para fazer o que o treinador está pedindo é justamente de seu setor. "O time vem treinando para isso (manter a posse de bola). Temos que valorizar e segurar lá na frente para desafogar para o pessoal lá da frente, além de envolver a equipe adversária", pontuou.

O outro motivo é movimentar bastante para evitar a provável retranca dos sertanejos. "Tem que ter movimentação constante para facilitar. Esperamos fazer isso no jogo porque temos consciência que eles vêm para dificultar. Não podemos ter pressa", avaliou.

Por sua vez, Eduardo Arroz vê a nova oportunidade como uma boa chance de recuperar a posição de titular. O jogador passou 15 dias recuperando-se de uma contusão e acredita que a volta de um bom resultado vai contar pontos nesse seu "recomeço". "Vou ter essa chance e farei o melhor possível para o time vencer. Uma grande partida pode me ajudar a manter no time".

Fonte:blogdotorcedor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...