domingo, 9 de outubro de 2011

Santa erra, reage e arranca 3x3 contra o Treze em Campina Grande

Do inferno à porta do céu em 90 minutos. Assim pode se descrever a situação do Santa Cruz após ter feito um péssimo primeiro tempo contra o Treze, saindo atrás por 2 a 0, mas se recuperando exemplarmente na segunda etapa até arrancar o empate em 3 a 3, no estádio Amigão, em Campina Grande, na tarde deste domingo. Resultado que dá ao Santa Cruz a vantagem de jogar pelo empate nos placares de 0x0, 1x1 e 2x2 no jogo de volta, no Arruda, no próximo domingo, para garantir o acesso à Série C após três anos na Série D. Novo 3x3 levaria a decisão para os pênaltis. Se um time vencer, por qualquer placar, subirá de divisão.

O JOGO

A equipe tricolor teve uma grande dificuldade no primeiro tempo. O pilar da equipe, que era o sistema defensivo, ruiu diante do Treze. O ataque da equipe paraibano deixou em pane a defesa do Santa Cruz. Com muita movimentação e velocidade, os jogadores do Galo, principalmente Cléo, desmantelaram a retaguarda coral, que se mostrou nervosa e cometeu erros primários.

Everton Senna, que algumas vezes foi chamado de carrapato pela marcação individual a Lucas do São Paulo e Marcelinho Paraíba, caiu duas vezes no drible de corpo de Cléo, em lançamentos longos, logo nos primeiros minutos. Não estava bem. E comprovou isso com um grande erro, que possibilitou ao Treze inaugurar o marcador.

Ele recebeu um passe de um companheiro dentro da própria grande área e, pressionado por Cléo, ficou confuso entre tocar a bola ou colocar para a lateral. Furou e viu o adversário dominar, driblá-lo com facilidade e tocar para a chegada de Doda, que ainda parou e escolheu o canto, para fazer 1 a 0.

Com ótimos deslocamentos, deixando confusa a defesa coral, o Treze quase chegou ao segundo gol aos 11'. Warley, aberto na esquerda, tocou em profundidade para Cléo, que se desmarcou e saiu na cara do gol. O atacante tocou na saída de Tiago Cardoso. Memo afastou quase em cima da linha.

O Santa Cruz começou a tentar sair mais para o jogo. Mas na verdade era o Treze que seguia ameaçando. Tanto que chegou ao segundo gol aos 21 minutos. Na ponta esquerda, Cléo se livrou de Everton Senna e cruzou para a área. O zagueiro Cenedesi veio de trás como uma flecha e cabeceou para o gol. 2 a 0.

A primeira boa chance do Santa Cruz só veio aos 31 minutos. Weslley cobrou falta, Lopes não conseguiu encaixar e a bola sobrou limpa na área para Thiago Cunha, que bateu forte, mas o goleiro defendeu. Perto do fim do primeiro tempo, o atacante recebeu lançamento longo por cima, saiu livre e matou no peito, mas a bola correu demais e Lopes segurou. E foi só.

REAÇÃO

O Santa Cruz precisava reforçar seu sistema ofensivo, pouco produtivo. Com este objetivo, o técnico Zé Teodoro abriu mão do terceiro zagueiro e colocou o lateral-direito Eduardo Arroz no lugar de Everton Senna, passando para o 4-4-2. Além disso, Fernando Gaúcho substituiu Ludemar, que não apareceu no primeiro tempo.

Logo com um minuto, Thiag Cunha tentou de bicicleta. Lopes fez boa defesa. O Treze reagiu com Warley cruzando da direita em direção a Cléo. Tiago Cardoso saiu do gol e tirou de soco, evitando o gol.

Mesmo sem conseguir pressionar o adversário, o Santa Cruz alcançou o seu primeiro gol aos 6 minutos. Em um contra-ataque aparentemente pouco promissor, Thiago Cunha recebeu lançamento na ponta esquerda, avançou e cruzou para a pequena área. O goleiro Lopes se atrapalhou e errou o soco na bola, que entrou em suas próprias redes. 2 a 1.

O gol acordou a torcida do Santa Cruz e incendiou a partida. O jogo ficou mais aberto. Perigo para os dois lados.

Mas o principal jogador do Treze estava mesmo com tudo. Cléo fez mais uma ótima jogada, entortou um defensor e, quase caindo, deu um passe milimétrico para Tigrão entrar na área e chutar forte, ampliando para 3 a 1, aos 13 minutos.

Só que a vantagem durou pouco. Três minutos depois, Fernando Gaúcho diminuiu para 3 a 2, completando para as redes o cruzamento de Thiago Cunha, após bom lançamento de Weslley.

O Santa Cruz cresceu muito após esse gol e reverteu de vez a tônica da partida. Agora eram os tricolores que pressionavam. O Treze se encolheu. E os corais passaram a rondar a área adversária.

Até que aos 33 minutos, na raça, o Santa alcançou o empate. No "vamos que vamos", Weslley levantou a bola na área, houve um desvio de cabeça para a pequena e Fernando Guerreiro chutou duas vezes. A primeira Lopes tirou. A segunda morreu nas redes. 3 a 3, aos 33 minutos.

A partir daí, os Tricolores não correram mais riscos. E quase alcançaram a virada! Num vacilo da defesa do Treze, Dutra recebeu na área e soltou uma bomba. Lopes defendeu e garantiu o placar final em 3 a 3.

FICHA DO JOGO

Treze 3 x 3 Santa Cruz

Treze-PB: Lopes; Ferreira (Tigrão), Anderson, Thiago Cenedesi e Cleiton Cearense (Fernando Pires); Roberto, Fábio Oliveira, Doda e Celico (André Lima); Warley e Cléo. Técnico: Marcelo Villar.

Santa Cruz - Tiago Cardoso; Everton Sena (Eduardo Arroz), André Oliveira e Leandro Souza; Memo, Chicão, Weslley, Natan (Bismarck) e Dutra; Ludemar (Fernando Gaúcho) e Thiago Cunha. Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Amigão, em Campina Grande. Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP). Assistentes: Alessandro da Rocha Matos (Fifa-BA) e Lorival Cândido das Flores (RN). Gols: Doda, aos 8, e Thiago Cenedesi, aos 21 minutos do primeiro tempo; Thiaog Cunha, aos 5, Tigrão, aos 13, e Fernando Gaucho, aos 16 e 33 do segundo. Cartões amarelos: Fábio Oliveira (T); Éverton Sena (S).

fonte: blgodotorcedor

Treze-PB x Santa Cruz: o primeiro duelo que vale vaga na Série C

O Santa Cruz está a dois passos de sair da famigerada Série D do Campeonato Brasileiro. O primeiro passo firme para conseguir o seu objetivo pode ser dado nesta tarde de domingo, a partir das 16h, no confronto diante do Treze-PB, no estádio Amigão, em Campina Grande. O técnico Zé Teodoro fez mistério em relação à escalação da equipe. Mas espera-se um Tricolor com uma pegada forte no meio de campo. A missão é conseguir um bom resultado para dar tranquilidade no jogo de volta, marcado para o próximo domingo, dia 16, no Arruda. Quem conseguir a classificação estará na Série C em 2012.

A partida tem todo um cenário de campeonato. O árbitro será o experiente Sálvio Spínola, do quadro da Fifa. Para completar, a semana foi recheada de declarações polêmicas dadas pelo presidente do clube paraíbano, Fábio Azevedo, e pelo atacante tricolor Thiago Cunha. O mandatário paraibano fez jogo duro para liberar ingressos aos torcedores do Santa Cruz e falou que confiava na sua torcida para encher o estádio, mas não na coral.

Cunha deu o troco: “Conheço bastante Campina Grande. Vai acontecer um Fla-Flu no domingo e acho que muita gente vai preferir assistir o clássico na televisão. Tenho certeza que o estádio não vai estar cheio. A torcida do Treze-PB não é apaixonada como a do Santa Cruz”.

Os treinadores das equipes, Zé Teodoro e Marcelo Villar, não se importaram com as provocações. Se preocuparam em trabalhar forte com seus atletas e mantiveram o mistério. Teodoro e Villar comandaram treinos secretos e não revelaram as escalações dos times.

Zé Teodoro deu apenas uma pista sobre a postura do time do Santa Cruz, que deve jogar com três zagueiros e três volantes. “Eles têm uma equipe organizada desde o campeonato regional e tem uma comissão técnica que está há mais de um ano. Nosso elenco está ciente da importância das partidas, pois chegamos no momento mais importante da temporada. Estamos muito próximos de cumprirmos nosso objetivo, que é o acesso.”

No lado do Treze, o técnico Marcelo Villar trabalhou o lado emocional do grupo, destacando a importância dos jogso decisivos contra o Santa Cruz. O treinador não vai contar com o meia Chapinha, que foi expulso no duelo contra o Santa Cruz-RN, e vai cumprir suspensão.

Santa Cruz e Treze-PB prometem duelos equilibrados e emocionantes na luta pela vaga na Série C em 2012. Quem estiver mais concentração e for mais determinado estará bem perto de conquistar o seu objetivo.

Ficha técnica

Treze-PB
Lopes; Ferreira, Anderson, Thiago Cenedesi e Cleiton Cearense; Roberto e Fábio Oliveira, Doda e Celico; Cleo e Warley. Técnico: Marcelo Villar.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; André Oliveira, Éverton Sena e Leandro Souza; Memo, Jeovânio, Weslley, Natan (Bismarck) e Dutra; Thiago Cunha e Kiros. Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Amigão, em Campina Grande. Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP). Assistentes: Alessandro da Rocha Matos (Fifa-BA) e Lorival Cândido das Flores (RN).

fonte: blgodotorcedor

Santa Cruz: melhor defesa em teste

Por Elias Roma Neto
Do Jornal do Commercio

A defesa do Santa Cruz é a menos vazada da Série D do Campeonato Brasileiro, com apenas 6 gols sofridos. Agora, terá pela frente o ataque do Treze-PB, que marcou 20 gols na competição, no teste mais importante até o momento na competição - o que vale o acesso à Série C.

Para esta partida, apesar do mistério de Zé Teodoro, André Oliveira e Leandro Souza serão os zagueiros - podem ter a companhia de Éverton Sena. Ambos estão confiantes em uma boa apresentação diante do time paraibano.

De acordo com André Oliveira, não há um segredo para que a defesa volte a funcionar, apesar de revelar que se inspira em alguns casos. "Me inspiro, claro, em times como a Suíça de 2010 e o Paraguai de 1998, mas também admiro a Espanha, que tem zagueiros habilidosos e que saem para o jogo. Mas no momento, só quero pensar na Copa do Mundo que será contra o Treze."

Já Leandro Souza retorna à equipe após ter sido expulso no primeiro jogo contra o Coruripe. Depois de perder a segunda partida contra os alagoanos, o zagueiro espera não receber o terceiro cartão amarelo no duelo inicial contra o Treze-PB, para não ter de perder o confronto de volta no Arruda.

"Agora nosso momento é de ter a cabeça no lugar e jogar para a equipe, saindo com os onze de campo. Queremos dar sequência no trabalho. Sempre conversamos que não podemos perder jogadores para não sairmos prejudicados. Vamos procurar não errar mais e manter o trabalho", disse Leandro Souza.

Warley em boa fase: a arma do Treze-PB

Por Elias Roma Neto
Do Jornal do Commercio

O atacante Warley (ex-Náutico) é um daqueles jogadores chamados de rodados. Com passagem por diversos clubes nacionais, o jogador de 33 anos vive um bom momento no Treze-PB, em que é o artilheiro do time na Série D, com 7 gols. Anular o atleta é uma das metas do Santa Cruz na tarde de hoje, para que o acesso à Série C vire uma realidade.

"Estou me sentindo muito bem desde que cheguei, tanto fisicamente como tecnicamente. Desde que vim pra cá, fiquei de fora apenas de um jogo e isso com 33 anos é um feito", revela Warley, com bom-humor. No Campeonato Paraibano deste ano, em que o Galo foi campeão, ele foi o vice-artilheiro da competição, com 13 tentos.

Para o duelo contra o Santa Cruz, ele prega respeito no que deve ser o duelo mais disputado da Série D até então. "Teremos frente a frente as duas melhores equipes da fase de grupo, então será uma grande partida. Sabemos da força deles e espero que nossa equipe esteja bem preparada para se dar bem após os dois jogos."

Apesar de ter jogador no Náutico em 2008, Warley revela não ter enfrentado o tricolor com a camisa alvirrubra. "Por outro lado, já joguei contra o Santa Cruz pelo Grêmio, em que vencemos por 3x0 no Arruda, na Copa João Havelange, e também pelo Brasiliense, na Série B. Já perdi e ganhei."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...