terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Revolução na Série C

A Série C do Campeonato Brasileiro ganhará uma nova dimensão nesta temporada. Uma série de mudanças importantes foi anunciada nesta terça-feira, pela CBF. A forma de disputa mudou para melhor, com mais jogos, a duração da competição foi prolongada, haverá televisionamento dos jogos, com todos os custos de viagens pagos. Promessa de tirar a competição do marasmo dos últimos anos e torná-la interessante.

A nova fórmula determina a disputa de uma primeira fase com dois grupos de dez times, divididos de acordo com a região. Cada grupo terá jogos de ida e volta entre as dez equipes, totalizando 18 jogos. Ao término da fase classificatória, inicia a fase de mata-mata. Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final. Os times que passarem das quartas estarão classificados para a Série B — a definição mais importante. As semifinais e a final apontarão o campeão.

Na fórmula anterior, havia quatro grupos de cinco times jogando entre si (8 jogos). Os dois melhores classificados de cada grupo avançavam às quartas de final. Quem passasse das quartas subia. Em seguida, viriam as semifinais e a final. Tanto antes como a partir de agora, são 20 equipes na competição.

Essas mudanças deixarão a competição mais longa, com mais semanas, a garantia de que o time não ficará parado precocemente. Antes, 12 equipes (60%) realizavam 8 jogos; seis equipes (30%) realizam 14 jogos; e os finalistas realizam 16 jogos. Agora, as 20 equipes jogam, no mínimo, 18 vezes; mais do que as finalistas na fórmula antiga, o que possibilitará a um time rebaixado jogar mais vezes que o campeão no modlo antigo. Os times que vão à quarta de final fazem 20 jogos; os semifinalistas, 22; e o finalista, 24.



CLUBES DA SÉRIE C 2012, DIVIDIDOS POR REGIÃO
NORDESTE: Santa Cruz-PE, Salgueiro-PE, Fortaleza-CE, Icasa-CE, Guarany-CE.
NORTE: Paysandu-PA, Rio Branco-AC, Águia de Marabá-PA.
CENTRO-OESTE: Vila Nova-GO, Brasiliense-DF, Cuiabá-MT, Luverdense-MT.
SUDESTE: Duque de Caxias-RJ, Macaé-RJ, Madureira-RJ, Santo André-SP, Oeste-SP, Tupi-MG.
SUL: Chapecoense-SC e Caxias-RS.

A Série C 2012 vai do dia 27 de maio até meados de novembro, em paralelo com a Série A e a Série B — cada uma com 38 jogos. Os times têm participação garantida até meados de outubro, quando se encerra a primeira fase. O detalhe é que a Série C terá partidas apenas nos fins de semana, enquanto as duas principais vivenciam certo aperto, com dois encontros em várias semanas. A perenidade da competição é fundamental para que os clubes e os jogadores façam e honrem contratos mais longos. Antes, a pequena quantidade de jogos era um motivo preponderante para alguns atletas rejeitarem convites.

Um avanço é que a CBF, enfim, trará uma contribuição financeira aos clubes participantes. A entidade pagará os custos de transporte, hospedagem e alimentação das equipes, com 25 pessoas na delegação. Além disso, se encarregará de pagar à arbitragem, algo que cabia aos times antes.

Entre os detalhes ainda não revelados, está o televisionamento. Não foi divulgado se os jogos serão transmitidos na televisão aberta ou na fechada, tampouco quantos jogos passarão por rodada. No que diz respeito à competição em si, alguns detalhes, como detalhes para o rebaixamento — se serão os dois piores de cada grupo ou os quatro piores no geral, independentemente do grupo. Também não foi revelado o cruzamento das quartas de final.

É importante destacar que foi a atuação das equipes que deu início ao processo de mudança no campeonato. O Santa Cruz e outros 13 times, reunidos, pediram à CBF a reforma do torneio.

Em recente artigo, o Blog do Torcedor defendeu a reforma na Série C (confira aqui). Recebemos essas mudanças com grande satisfação. Ainda está longe de se tornar uma maravilha, mas melhorou bastante.

ABAIXO, O ANÚNCIO OFICIAL DA CBF

No caminho em busca de um Campeonato Brasileiro cada vez mais bem organizado e estruturado, em toda as suas séries, a CBF anuncia nesta terça-feira alterações significativas na Série C. A mais relevante e positiva será a mudança no sistema de disputa, que passa de quatro grupos de cinco equipes (como foi em 2011), para dois grupos de 10, o que permitirá aos 20 clubes envolvidos na competição estar em atividade durante todo o ano.

Apenas essa mudança, portanto, garantirá aos clubes um calendário anual, tendo em vista que a competição terá 18 rodadas só na primeira fase. Os quatro melhores colocados em cada grupo se classificarão para a fase mata mata. Daí em diante, os grupos se cruzam para fazer as quartas-de-final, semifinal e a decisão.

- Com esse novo sistema, passamos a ter 60 clubes com calendário anual. Isso é melhor para as equipes conseguirem patrocínio, os jogadores se manterem empregados o ano inteiro, e para os torcedores acompanharem as partidas - explicou Reinaldo Bastos, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Projetos.

Além disso, a Série C passará a ter o calendário alinhado com o das séries A e B. Dessa forma, não haverá jogos no meio de semana, o que facilita a presença do público, segundo Reinaldo Bastos, e também contribui para uma melhor preparação das equipes.

Uma outra novidade promete aumentar ainda mais o nível técnico da competição. A partir deste ano, os clubes da Série C receberão grande aporte financeiro da CBF, o que permitirá a eles investir e planejar melhor na montagem dos seus elencos. Na prática, a entidade vai pagar o deslocamento das equipes para até 25 pessoas na delegação, transporte, estada, alimentação, além de todas as despesas relativas à arbitragem. .

A Série C 2012 está marcada para começar no dia 27 de maio. Com as novidades divulgadas nesta terça-feira, o término do campeonato foi prorrogado da data original: ao invés de definir um campeão no início de outubro, a Série C 2012 se estenderá até meados de novembro.

O presidente Ricardo Teixeira destaca que essas mudanças sinalizam o bom caminho que o futebol brasileiro vem trilhando no sentido de tornar as competições promovidas pela CBF as mais competitivas e organizadas no mundo.

- Na contramão de vários países no mundo, que passam por grave crise econômica, o Brasil caminha para um futebol totalmente organizado em todas as suas competições. E na Série C, em particular, teremos agora transmissão televisiva e um calendário anual para 60 equipes, o que vai gerar oportunidade de emprego para muita gente: árbitros, comissões técnicas, jogadores, profissionais de imprensa e mais um grande universo de profissionais envolvidos na organização dos jogos.


Fonte:blogdotorcedor

Gideão sente lesão e é vetado para a partida Salgueiro x Náutico

Parece que a "bruxa" está mesmo à solta em Pernambuco, principalmente pelos lados dos Aflitos. Depois de perder o atacante Rogério e o meia Cascata por seis meses e o zagueiro Ronaldo Alves por cerca de três semanas, o Náutico também não poderá com o goleiro Gideão, que sentiu a virilha direita e não viaja para a partida contra o Salgueiro nesta quarta-feira no Cornélio de Barros, em Salgueiro pela oitava rodada do Pernambucano Coca-Cola 2012. Ele também está fora do jogo contra o Serra Talhada segundo informações do departamento médico Timbu. Sem Gideão, Rodrigo Carvalho será o goleiro titular alvirrubro.

À príncipio, o caso de Gideão não preocupa para o decorrer do restante do estadual. Contudo, um exame de imagem será feito para avaliar melhor a situação do goleiro.

E como se as contusões não fossem o bastante, o técnico Waldemar Lemos também não poderá contar com os volantes Derley, Elicarlos e Souza. Todos estão suspensos com o terceiro amarelo e também não enfrentam o Salgueiro no meio de semana. Desta forma, o comandante alvirrubro está quebrando a cabeça para armar o Náutico.

Fonte:blogdotorcedor

Willians quer definir posição no time do Sport

Uma das peças mais utilizadas pelo técnico do Sport, Mazola Júnior, o meia/atacante Willians quer definir a sua posição dentro de campo nas partidas do Leão. Para isso, o jogador conversou com o comandante rubro-negro para resolver a situação. "Conversei com o Mazola apenas para ter algo mais definido. Eu joguei em Serra Talhada como meia e como atacante, por exemplo. Minha intenção é definir a posição apenas, seja ela meia ou atacante", disse o atleta à Rádio JC/CBN.

Apesar da preferência por definir uma posição, Willians afirma que quer jogar e que está disposto a ajudar o Sport em um posição diferente. "Eu quero continuar jogando e vou fazer o melhor para ajudar o Sport nos objetivos dele no ano", afirmou.

Outro atleta que já foi muito utilizado por Mazola, mas que, ao contrário de Willians, perdeu espaço na equipe rubro-negra, Naldinho que voltar a atuar pelo Sport neste Pernambucano Coca-Cola. O volante negou que esteja com problemas físicos e está pronto para jogar. "Eu estou à disposição do Mazola para jogar. Eu não pedi para ficar fora por problemas físicos, apenas expliquei para o treinador que não estava 100% na primeira partida. Assim que a oportunidade pintar eu vou agarrar", declarou.

PREPARAÇÃO - O Sport treina nesta terça-feira na Ilha do Retiro visando os preparativos finais para a partida contra o Ypiranga na Ilha do Retiro pela oitava rodada do Pernambucano Coca-Cola 2012.

YPIRANGA - O adversário do Sport, a Máquina de Costura, virá para o Recife sem o seu comandante. O técnico Dado Cavalcanti não suportou a sequência de maus resultados e foi demitido. O seu substituto será Reginaldo Souza que treinou o Serra Talhada no início do campeonato.

Fonte:blogdotorcedor

Santa Cruz anuncia dispensa atacante Alex Pires

Como era esperado, a diretoria do Santa Cruz decidiu pela rescisão de contrato do atacante Alex Pires, que foi contratado por indicação do técnico Zé Teodoro, mas sequer estreou.

A indisciplina do jogador foi o motivo da dispensa. Alex Pires discutiu com o preparador físico Jaílton Cintra e o médico Gilson Resende. Na noite da segunda-feira, diretoria coral se reuniu e decidiu dispensar o atleta.

ZAGUEIRO


O zagueiro Willians, contratado recentemente pelo Santa Cruz, foi regularizado e está à disposição do técnico Zé Teodoro para disputa do Pernambucano.

Thaisinha deixa proposta do futebol coreano e renova com o Vitória.

.Fãs clubes e ‘taisetes’ espalhados por todo o Brasil já podem comemorar. Uma das principais jogadoras do futebol brasileiro vai mesmo continuar fazendo a alegria da torcida brasileira. A atacante Thaisinha de 19 anos, deixou de lado a proposta do futebol coreano oferecida pelo Hyundai Steel Red Angels e renovou com o Vitória, clube pelo qual foi vice-campeã da Copa do Brasil em 2011.

O presidente do Vitória, Paulo Roberto, confirmou a informação na manhã desta segunda-feira (6), assegurando a permanência da jogadora no futebol brasileiro.

No domingo Thaisinha conquistou o título sul-americano com a Seleção Brasileira Feminina Sub-20, em Curitiba.

A jogadora desembarca com o grupo que estava na Seleção Brasileira na próxima quarta-feira, no aeroporto Gilberto Freyre, em Recife, para se apresentar ao técnico Edson Valente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...