
terça-feira, 11 de maio de 2010
Comissão técnica da Seleção Brasileira divulga a lista complementar enviada à FIFA
Grafite é única surpresa na convocação de Dunga para a Copa 2010
Pontualmente, às 13h desta terça-feira, os convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, foram anunciados. Como era de se esperar, o técnico Dunga não cedeu ao clamor pelas convocações de Neymar, Paulo Henrique Ganso e tampouco Ronaldinho e manteve a base com que vinha trabalhando em 2009.
As únicas duas convocações, de certa forma, inesperadas foram as do atacante Grafite e do goleiro Gomes. Grafite, artilheiro do Wolfsburg (ALE), entra na vaga de Adriano, que ficou de fora pela sua falta de profissionalismo mostrado na equipe do Flamengo. Já Gomes, do Tottenham Hotspur (ING), venceu a disputa com o goleiro Victor, do Grêmio.
Quanto a Ganso e Neymar, a indireta ficou clara. "Infelizmente não só podemos chamar 23 jogadores. Aqueles jogadores que não tiveram oportunidade por falta de tempo e que tem capacidade e condições futuramente vão ter uma oportunidade", pontuou o técnico.
Os convocados:
GOLEIROS Julio César (Inter de Milão) Doni (Roma) Gomes (Tottenham Hotspur)
LATERAIS Maicon (Inter de Milão) Daniel Alves (Barcelona) Michel Bastos (Olympique Lyon) Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS Lúcio (Inter de Milão) Juan (Roma) Luisão (Benfica) Thiago Silva (Milan)
MEIO-CAMPISTAS Gilberto Silva (Panathinaikos) Felipe Melo (Juventus) Ramires(Benfica) Kaká (Real Madrid) Julio Baptista(Roma) Kléberson (Flamengo) Elano(Galatasary) Josué (VfL Wolfsburg)
ATACANTES Robinho (Santos) Luis Fabiano (Sevilla) Nilmar (Villarreal) Grafite (Wolfsburg)
Palco quase pronto: conheça o salão onde será revelada a lista da Copa

As figurinhas de Dunga continuam em seu pacotinho particular - e muitas delas serão, como se sabe, repetidas. Mas ainda que o técnico tenha mantido um critério evidente em suas convocações, algum mistério persiste. Quem será o lateral esquerdo? E o último atacante? Será que Ronaldinho Gaúcho ainda tem chance? O clamor em torno do craque do Milan arrefeceu um pouco, deu lugar à histeria em torno dos novos meninos da Vila Belmiro.

Mas poderá o treinador, que jamais deixou a crença na experiência de lado, mudar completamente justamente na última hora? Há quem diga que sim. Há quem bata na tecla do óbvio - dizendo que Dunga será Dunga - e convocará os jogadores que já testou - e aprovou. Há quem garanta que os azarões têm chance. Convocação de seleção, claro, não teria graça sem algum suspense. Um nome é tão certo que foi usado como exemplo na maquete do evento, plantada no primeiro andar do hotel (como pode ser visto na foto acima): Kaká, o craque do Real Madrid, foi escolhido como modelo para a imagem no telão.
Para acomodar jornalistas, cinegrafistas e radialistas, a CBF alugou dois salões - o Alhambra I e o Alhambra II -, que serão transformardos num só auditório capaz de receber até 630 pessoas após árduo trabalho na madrugada. No palco, dois telões nos cantos e a mesa do técnico Dunga e do auxiliar Jorginho ao centro. Sul-coreanos hospedados sequer sabiam da convocação

Um dia antes do grande evento, porém, a sala mais importante do país parecia apenas mais um salão corporativo. No entra-e-sai de eventos executivos do Hotel Windsor, o salão Alhambra era ocupado por uma multinacional de controle de qualidade. Os coreanos B. K. Yi e H. C. Jang se espantaram ao saber que estavam no cenário da convocação.