quinta-feira, 15 de março de 2012

Náutico encara Santa Cruz-RN pensando na classificação direta

Deixando o Pernambucano Coca-Cola um pouco de lado, o Náutico encara o Santa Cruz-RN no Iberezão, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, a partir das 22h, pela estreia na Copa do Brasil 2012. O jogo de volta, caso aconteça, será no dia 22 de março, uma quinta-feira, nos Aflitos às 19h30. Quem sair vitorioso deste confronto enfrentará Fortaleza ou Comercial-PI. Os cearenses levam vantagem por terem vencido o primeiro jogo por 3x2 na casa do adversário.

Para a partida contra o time potiguar, o Náutico vai desfalcado de dois jogadores importantes, o volante Souza e o lateral-direito Marquinho. Ambos conversaram com o técnico do clube, Waldemar Lemos, e pediram para não atuar neste jogo devido ao desgaste físico. Ainda não há a confirmação dos seus substitutos, contudo os favoritos são João Ananias na lateral-direita e Lenon no meio.

Apesar dos desfalques, Waldemar Lemos pode comemorar o retorno de duas peças consideradas titulares no esquema de jogo, o zagueiro Ronaldo Alves e o volante Elicarlos. Os dois devem voltar à equipe principal do Timbu após período de afastamento por lesão.

Sendo assim, o Náutico deve formar da seguinte maneira: Gideão; João Ananias, Ronaldo Alves, Marlon e Jefferson; Auremir, Derley, Elicarlos, Lenon e Eduardo Ramos; Siloé. O esquema, que ainda não foi confirmado por Waldemar, é o mesmo 4-5-1 adotado na partida contra o Petrolina no último domingo pelo estadual.

E para quem pensa que com apenas um atacante, o Náutico se conterá com um empate, Elicarlos avisa que o Alvirrubro irá buscar a vitória se possível eliminando a partida de volta. “Temos que estar ciente dos nossos objetivos na competição, nos doarmos ao máximo, para sairmos com o placar por dois gols de diferença, que nos dá a vaga à próxima fase”, disse o jogador lembrando do regulamento da competição que permite eliminar o jogo de volta em caso de vitória do visitante do por dois ou mais gols de diferença na partida de ida.

Sobre o fato de desconhecer o adversário da estreia, os jogadores mantém a tranquilidade e a confiança no trabalho de Waldemar Lemos.“Particularmente não conheço a equipe do Santa Cruz-RN, mas o professor Waldemar deve nos orientar, na concentração, com informações sobre o adversário. Vamos tentar o possível para sair com a classificação nesse jogo de ida", afirmou o meia Eduardo Ramos.

ADVERSÁRIO - Lembrado em Pernambuco por ter um homónimo mais famoso no estado, o Santa Cruz-RN está em terceiro no segundo turno do Campeonato Potiguar com cinco pontos em três jogos. Foram dois empates e apenas vitória até agora. No primeiro turno, a equipe até se classificou para as semifinais, mas foi eliminada pelo América-RN por 3x1 em jogo único. Para o confronto contra o Náutico na Copa do Brasil, técnico Franciso Diá ainda não sabe se poderá contar com o volante Célio que queixa-se de dores no tornozelo esquerdo. Outra dúvida é se o time entrará o 4-4-2 e o 3-5-2.

FICHA DA PARTIDA - SANTA CRUZ-RN X NÁUTICO

Náutico: Gideão; João Ananias, Ronaldo Alves, Marlon e Jefferson; Auremir, Derley, Elicarlos, Lenon e Eduardo Ramos; Siloé. Técnico: Waldemar Lemos.

Santa Cruz-RN: Eridelson; Léo Paraiba, Marcelo e Ricardo; Robson, Alexandre, Flavinho, Fú e Daivison; Zé Paulo e Alvinho. Técnico: Francisco Diá.

Competição: Copa do Brasil. Local: Iberezão, Santa Cruz-RN. Horário: 22h. Árbitro: João Bosco da Nobrega. Auxiliares: Griselildo de Souza Dantas e Oberto da Silva Santos.

Santa Cruz dá vexame e é eliminado da Copa do Brasil

Após um ano de 2011 de sucesso, com título estadual e a saída da Série D, o Santa Cruz deu vexame no Arruda e amarga a sua primeira decepção em 2012. Os tricolores tiveram uma atuação pífia e foram derrotados pelo Penarol-AM, pelo placar de 3 a 2, e estão eliminados da Copa do Brasil logo na primeira fase.

A queda precoce é ainda mais dolorida porque a equipe tinha vencido na ida por 2 a 1 e se classificaria com qualquer empate e até derrota de 1 a 0. Os gols marcados fora de casa fizeram a diferença para o time amazonense, da cidade de Itaquatiara, que fez um bom jogo, de forma séria e determinada, e foi merecedor do triunfo.

O resultado também é péssimo do ponto de vista administrativo, pois o Santa Cruz deixará de ter uma grande receita num possível confronto com o Atlético-MG já na segunda fase da competição. Em 2011, foi arrecadado cerca de R$ 1 milhão no confronto com o São Paulo, justo na segunda fase.

O JOGO

Passivo na marcação, lento na busca pelo o ataque, aceitando que o adversário definisse o ritmo da partida, este foi o Santa Cruz desde o começo. No campo ofensivo, o time coral não tinha inspiração. Insistia em cruzamentos para os atacantes Geílson e Dênis Marques, sempre à espera na grande área.

O Penarol, necessitando marcar pelo menos dois gols para se classificar, buscava valorizar a posse de bola e atacar também pela direita, contando com o lateral-direito Isaac, com muita vocação ofensiva. Os amazonses encontraram em Fininho o seu organizador de jogadas. Ele, que não jogou na primeira partida, centralizava a distribuição de bolas da equipe.

Aos seis minutos, Isaac recebeu do volante Rondinelli, avançou pela ponta e cruzou para a área. A zaga tricolor não afastou, e Marinelson chegou no segundo poste escorando para as redes, abrindo o placar.

Os tricolores não conseguiam imprimir um ritmo forte no meio de campo, com mobilidade, troca rápida de passes, triangulações. A aposta eram mesmo os cruzamentos. E, num deles, deu certo. Eduardo Arroz cruzou da direita e Dênis Marques, desmarcado, bateu de primeira, com a bola ainda no ar, para empatar a partida.



A virada poderia ter vindo pouco depois. O zagueiro Leandro Souza apareceu no ataque, recebeu de Geílson na área e furou na batida. A bola sobrou para Carlinhos Bala, que bateu nas costas de um defensor.

Apesar de não criar chances contundentes, o Penarol era o time que mais ficava com a bola em campo. Era visível uma certa passividade do Santa Cruz na marcação, que estava muito atrás.

No único lance em que o Tricolor pressionou o Penarol, conseguiu uma boa chance de gol. Em um contra-ataque possibilitado pela pressão de Geílson sobre um defensor, que errou o passe, Bala recuperou, tocou para Dutra, que acionou Weslley em ótimas condições, na entrada da grande área, de frente para a meta. O meia tentou chutar colocado, mas o goleiro Rascifran espalmou para a direita. Por muito pouco, Dênis Marques não alcançou o rebote de cabeça.

Nos últimos 15 minutos do primeiro tempo, chegou-se a ouvir vaias aos corais, devido à lentidão na saída para o jogo e à falta de criatividade, devido também aos longos momentos em que o Penarol tocava a bola tranquilamente na intermediária. Sem reagir, os jogadores voltaram a ser vaiados na descida para o intervalo com o placar empatado.

SEGUNDO TEMPO

Era esperada uma reação da equipe tricolor na volta para o segundo tempo. O atraso de alguns minutos para o time voltar do vestiário sugeriu que viria uma mudança de postura. Mas não. O time seguida em ritmo lento e voltou a ouvir vaias logo aos sete minutos.

Na primeira boa chegada ao ataque, aos 10 minutos, Dutra cruzou, a bola foi para Weslley, no meio de dois zagueiros. O meia só alcançou a bola com o joelho e não dominou.

Acionados pelo técnico Zé Teodoro aos 13 minutos, o meia Renatinho e o volante Sandro Manoel substituíram Geílson e Léo, respectivamente. As mudanças não surtiram efeito na forma de jogar do tricolor, que não tinha apetite pela vitória. Num deserto de criatividade, foi da dupla a melhor jogada tricolor até a metade do segundo tempo. Sandro cruzou da esquerda e Renatinho bateu para fora, muito perto do poste à esquerda de Rascifran.

O Penarol se fechava, buscava a recuperação de bola e ficava valorizando a posse dela. Entretanto, segurava demais o jogo na intermediária. Não se expunha muito ao ataque. Parecia até que o placar lhe era favorável. No entanto, era só estratégia tática. O time esperou para se mandar ao ataque. E, quando chegou, não vacilou.

O Leão (apelido do Penarol) desempatou a partida aos 27 minutos. Marinelson cruzou da direita, Fábio Bala matou no peito e bateu no canto. Leandro Souza falhou na marcação ao atacante, que recebeu livre.

Mas o Santa Cruz teve a felicidade de alcançar o empate logo em seguida. Dois minutos depois de sofrer o gol, empatou. Memo colheu a bola na entrada da pequena área e bateu forte, no alto. Rascifram espalmou, mas não evitou o destino: as redes.

O placar voltava a ser favorável ao Santa Cruz, mas era perigoso. Com dois gols marcados fora, qualquer resultado de vitória daria a classificação do Penarol.

E o time amazonense seguiu em busca da classificação, mostrando virtudes características do clube em cujo nome se inspirou, o Peñarol do Uruguai. Teve um bom momento aos 32 minutos. Tocou a bola com velocidade no campo do Santa Cruz, pela esquerda, pelo meio e depois pela direita. Um cruzamento por pouco não chegou para um atacante dos visitantes.

Bravo, o Penarol chegou ao gol da vitória aos 34 minutos do segundo tempo. Rondinelli recebeu de Marinelson, que fez o papel de pivô, entrou na área pela esquerda e bateu à esquerda de Tiago Cardoso. A bola caminhou até a rede perto do poste esquerdo. Com o improvável 3 a 2, o placar pela primeira vez daria a classificação aos amazonenses.



O Santa Cruz despertou de seu sono. Partiu para cima com tudo. Teve mais volume de jogo do que em toda a partida. Willian recuou para o goleiro. Carlinhos Bala errou um voleio dentro da pequena área aos 45 minutos do segundo tempo. Mas a batalha só aconteceu na hora errada, e o tempo terminou pouco. Os corais não evitaram o pesadelo.

O jogo tinha tudo para ser fácil para o Santa Cruz, mas a sua passividade foi o combustível do adversário. No final, quem recebeu aplausos da torcida tricolor foi o Penarol. Agora a Cobra Coral volta a se concentrar apenas no Campeonato Pernambucano, no qual não vai bem. É o atual quarto lugar.



FICHA DO JOGO

Santa Cruz-PE 2 x 3 Penarol-AM

Santa Cruz: Tiago Cardoso, Eduardo Arroz, William, Leandro Souza e Dutra; Léo (Sandro Manoel), Memo, Weslley (Luciano Henrique) e Carlinhos Bala; Dênis Marques e Geílson (Renatinho). Técnico: Zé Teodoro.

Penarol-AM: Rascifran; Isaac, Edson, Anderson Cristo e He-Man (Marcos Pezão); Rondinelli, Paulo Roberto, Fininho (Celsinho) e Igor Cearense; Fernando (Fábio Bala) e Marinelson. Técnico: Roberto Oliveira.

Local: Arruda. Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN). Assistentes: Izac Márcio da Silva e Vinícius Melo de Lima (RN). Gols: Marinelson (P), aos 8', Dênis Marques (S), aos 15' do 1º tempo; Fábio Bala (P), aos 27', Memo (S), aos 29', Rondinelli (P), aos 34' do 2º tempo. Cartões amarelos: Eduardo Arroz, Leandro Souza (S), Igor Cearense, Paulo Roberto (P). Público: 11.677. Renda: R$ 100.900,00.

Mais do que classificação, Mazola comemora semana cheia

Mais do que a classificação antecipada para a segunda fase da Copa do Brasil, o técnico do Sport, Mazola Júnior, comemorou a principal consequência da vitória rubro-negra por 2x0 sobre o 4 de Julho: o elenco terá uma semana, a próxima inteiramente dedicada aos treinos. Antes disso, mais um compromisso pelo Campeonato Pernambucano, diante do Salgueiro, no próximo sábado (17).

"É uma competição eliminatória e conseguimos no primeiro jogo. Agora poderemos gerir uma semana muito importante que vai ser essa semana de Salgueiro e Náutico. Talvez tenha sido a maior vitória do Sport hoje. Temos feito jogos seguidos e isso gera um desgaste muito grande. Alguns jogadores estão no limite", pontuou.

Sobre o jogo, o treinador reconheceu que o time demorou a se adaptar ao ritmo que o jogo pedia. "Na segunda etapa entramos bem, mas passamos a forçar demais e cometemos erros de passe, principalmente no último terço do campo. Mas no somatório de toda partida, tenho quase certeza que a classificação no primeiro jogo foi justa".

Sobre a nova função do lateral Renato, Mazola explicou que o jogador tem deficiência para jogar como lateral numa linha de quatro defensores. Além disso, precisa de espaço para render. "Estamos procurando usar o Renato quanto tem espaço. Ele entrou bem na segunda linha e hoje foi corado com um belo gol. É um menino trabalhador e está merecendo que vem acontecendo com ele".

Renato marcou seu segundo gol na temporada. O primeiro foi diante do Araripina, logo na estreia do Sport no Campeonato Pernambucano. De cabeça, só fizera uma vez, mas pelo sub-20. "Não importa se é de pé, cabeça ou barriga. O importante é bola na rede. Fico feliz de ajudar a equipe", disse o herói leonino.

Fonte:blogdotorcedor

América vence a primeira no Pernambucano

Do Jornal do Commercio

Após 17 tentativas, enfim, o América venceu a primeira partida no Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Ontem, o Mequinha bateu o Belo Jardim por 2x1, no Estádio Mendonção, em jogo antecipado da 18ª rodada. No entanto, apesar do triunfo inédito, a situação do Periquito continua desesperadora. A equipe esmeraldina segue atolada na lanterna da competição, agora com seis pontos. São 10 de diferença justamente para o Belo Jardim, que na 10ª colocação é o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

O jogo também pode ter sido o último do técnico Leivinha no comando do Belo Jardim. O treinador deve acertar hoje os últimos detalhes para se transferir para o Central.

Os gols da partida saíram todos no segundo tempo. O América abriu o placar com Carlos Alberto, aos 15 minutos. Aos 29, o Belo Jardim reagiu, quando Tiago Santos sofreu pênalti, convertido por Philco, aos 31. Mas quando já se imaginava que o América deixaria escapar mais uma vez a vitória, Ricardo Mineiro recolocou o time à frente do marcador, aos 35 minutos.

No próximo domingo, o América recebe o Porto, no Ademir Cunha. Já o Belo Jardim vai tentar a recuperação, fora de casa, contra o Serra Talhada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...