sábado, 2 de julho de 2011

Na raça, Sport arranca empate diante do São Caetano

A técnica não foi lá essas coisas mas sobrou raça para o Sport arrancar um ponto no Anacleto Campanella ao empatar com o São Caetano por 3x3, neste sábado (2). O time peranambucano chegou a estar com dois gols de desvantagem, mas a entrada de Bruno Mineiro no segundo tempo aliada à boa atuação de Wellington Saci foram decisivas para o resultado. Os leões somam 14 pontos e estão na sexta posição.

Bem que o São Caetano tentou pressionar no início do jogo. Mas encontrou o Sport bem postado na defesa para evitar o sufoco. O time pernambucano tinha no posicionamento de seus jogadores de meio de campo o ponto forte. Principalmente os volantes Hamilnto e Daniel Paulista, que não recuaram para a linha dos zagueiros.

Melhor distribuído, o Sport conseguia ter mais posse de bola, ganhar os rebotes e chegou perto do gol aos 12 minutos. Igor foi ao ataque e serviu Paulista dentro da área. Ele ajeitou e chutou forte para Luiz espalmar. O time da casa respondeu com gol, aproveitando uma falha individual. Aos 18, Igor saiu jogando errado e a bola sobrou para Diego aproveitar o espaço deixado e avançar até a área rubro-negra. Ele tocou para Antônio Flávio chutar forte, sem chance de defesa para Calaça.

O Sport demorou um pouco para se recupear do baque. Passou a errar passes demais e ceder campo ao adversário, fato que deixou o jogo aberto demais e consequentemente perigoso. Quando acertou, chegou ao empate. Aos 27, Thiaguinho lançou Danielzinho, que teve a calma suficiente para esperar a saída de Luiz e tocar para o gol.

Porém, o defeito que originou o primeiro gol do São Caetano - na lateral direita - repetiu-se no lado esquerdo. Luciano Mandi avançou sozinho e Gabriel, sem velocidade, foi facilmente deixado para trás. O jogador entrou na área e bateu rasteiro, aos 34 minutos. A cobertura não poderia ser feita por um zagueiro, jogador que normalmente não tem velocidade. Ainda mais a dupla de zaga que estava em campo, mais lenta do que a média para a posição.

Logo no minuto seguinte, Saci fez boa jogada na linha de fundo e cruzou. A bola passou na frente do gol sem que nenhum leonino aparecesse para empurrar a bola para dentro.

Os dois times voltaram com mudanças para o segundo tempo. O Sport com Bruno Mineiro no lugar de Paulista e o São Caetano com um zagueiro (Thiago Martinelli) no lugar de um meia (Kléber). Márcio Goiano levou a melhor, pois anulou completamente o ataque rubro-negro e teve mais posse de bola no meio. O resultado foi gol. E logo cedo, novamente contando com a ajuda do sistema defensivo pernambucano.

Luciano Mandi arrancou pela esquerda, passou por Gabriel e chutou forte. Calaça fez a defesa parcial. Hamilton ficou com o rebote mas chutou em cima do próprio Mandi. A bola sobrou limpa para Allan chutar forte e ampliar a vitória. Mazola mexeu por atacado. Tirou Igor e Naldinho, ambos apagados, para entrar com Branquinho e Rithelly. Muito mais pelo recuo do São Caetano do que pela criatividade do Sport, o time pernambucano trabalhou mais no campo paulista.

A dificuldade rubro-negra era fazer com que a jogada fosse concluída, pois o último passe era sempre falho. Até que aos 26, Saci lançou na área e Bruno Mineiro, à frente da zaga, portanto impedido, cabeceou para diminuir a desvantagem.

O panorama da partida não mudou e com campo para trabalhar, o Sport dependeu quase unicamente de Wellington Saci para armar o jogo. E foi de outro cruzamento dele, da esquerda, que veio o empate. Luiz saiu do gol sem encontrar a bola e Bruno Mineiro cabeceou para baixo. A bola quicou e bateu no travessão. Sobrou para o zagueiro Gabriel, sem ninguém para atrapalhar, empurrar para as redes.

Os visitantes ainda tivearm condições de conseguir a virada, num chute que Danielzinho, da marca do pênalti, mandou por cima.

Ficha do jogo:

São Caetano: Luiz; Robert, Anderson Marques (Ricardo Conceição), Eli Sabiá e Diego; Augusto Recife, Allan, Souza e Kléber (Thiago Martinelli), Antônio Flávio e Luciano Mandi (Fernandes). Técnico: Márcio Goiano.

Sport: Calaça; Igor (Branquinho), Alex Bruno, Gabriel e Wellington Saci; Hamilton, Daniel Paulista, Naldinho (Rithelly) e Thiaguinho; Danielzinho e Paulista . Técnico: Mazola Júnior.

Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP). Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ). Assistentes: Marcelo Braz Mariano e Michael Correia (RJ). Gols: Antônio Flávio, aos 17; Danielzinho, aos 27; e Luciano Mandi, aos 34 do primeiro tempo. Allan, aos 7; Bruno Mineiro, aos 26; Gabriel, aos 38 do segundo. Cartões amarelos: Wellington Saci, Thiago MartinelliRobert, Augusto Recife e Souza.

fonte:blogdotorcedor

Náutico mostra evolução e vence o Guarani por 2 a 0

Grupo festeja com o técnico Waldemar Lemos o gol de Derley, que abriu a vitória
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Superior durante os 90 minutos, o Náutico encerrou uma série de três jogos sem vencer e fez 2 a 0 no Guarani na tarde deste sábado nos Aflitos. O Timbu saiu na frente logo no começo com Derley e, na segunda etapa, mostrou um futebol convincente e criativo, diferentemente das últimas rodadas. Kieza completou o placar aos 10 minutos, mas o time poderia ter feito mais. O volume de jogo esteve aliado à segurança na defesa, que não sofreu grandes riscos.

A vitória leva o time para a nona colocação, com 13 pontos, no entanto não significa uma aproximação ao G-4 por conta do fato de o Paraná (3º) e o Americana (4º) também terem vencido. Já o Guarani amarga a entrada na zona do rebaixamento, na décima sétima posição, com 9 pontos. Na sequência da Série B, o Náutico enfrentará o Icasa no próximo sábado (9) às 21h20, em Juazeiro do Norte, e o Guarani receberá o ABC, no domingo (10), às 11h.

O JOGO

As equipes começaram o jogo num ritmo lento. A equipe Timbu, no habitual 4-4-2 com o meio de campo em losango, Everton na cabeça de área, Derley e Elicarlos marcando mais à frente e o Eduardo como único meia, não conseguiam colocar velocidade no ataque, que tinha Kieza e Rogério. Mesmo assim, rondava a área do Guarani e levava perigo.

A partir da cobrança de falta à direita da intermediária, o Náutico abriu o placar. Eduardo Ramos bateu, Kieza meteu a cabeça na bola, que tocou na perna de um zagueiro adversário e sobrou limpa para Derley. O volante chutou forte e balançou as redes aos sete minutos.

Retraído no começo, Guarani aos poucos foi tentando ganhar espaço no ataque. Mas não concatenava boas jogadas e sofria para chegar perto do gol.

Aproveitando o avanço do adversário, o Náutico tinha mais liberdade quando com a posse de bola e chegou com perigo três vezes entre os 22 e os 26 minutos. Primeiro, numa curta blitz, Rogério cruzou para a área mirando Kieza, mas Eduardo Ramos ficou com a bola e demorou para chutar, até que Rogério recebeu um passe e chutou para a defesa de Emerson.

Pouco depois, Rogério recebeu a bola no mano a mano com Aílson, limpou e bateu colocado, mas sem força. Emerson segurou. No minuto seguinte, Derley cruzou da direita e a bola bateu no braço de Aílson. Alvirrubros pediram pênalti, não marcado. Essa imposição do Náutico talvez se devesse mais à fragilidade do sistema defensivo do Guarani do que ao próprio futebol apresentado.

A melhor chance do Guarani aconteceu aos 35. Fernandão subiu, em disputa de cabeça com Ronaldo Alves, e cabeceou forte ao lado da meta. Quase empatou.

O Naútico também passou perto do gol quando, aos 40, Kieza ficou com uma sobra de bola na área do Guarani e soltou uma bomba pouco acima do travessão.

SEGUNDO TEMPO CONVINCENTE

O Guarani voltou com o meia Jefferson na vaga de Felipe. Mas quem mudou de posura foi o Náutico, desde os primeiros minutos. O Timbu voltou com bem mais velocidade, conseguiu articular boas jogadas no ataque e enfim levantou a torcida da arquibancada.

Logo aos 3 minutos, Eduardo Ramos avançou pela direita e cruza, Rogério vai para dominar a bola e recebe um chute do volate Lucas, que tentou acertar a bola. Pênalti não marcado.

Pouco depois, Jeff Silva avançou até a ponta, tocou para Kieza, que ajeita para Eduardo Ramos bater não muito forte. Emerson segura.

O Náutico converteu a superioridade em gol aos 10 minutos. O volante Elicarlos encontrou Kieza com um ótimo passe para o centro da área. O atacante matou no peito, ajeitou e bateu na saída do goleiro, ampliando a vantagem.

Num lance comum, o goleiro Glédson, que fazia a sua centésima partida pelo Timbu, machucou o braço na queda após disputa de bola com um atacante e teve de ser substituído. Gideão, contratado junto ao Vera Cruz-PE há um ano, fez a sua estreia na Série B, entrando aos 17.

Apesar de dois minutos de paralisação, o Náutico não esfriou e quase marcou o terceiro aos 23, quando Kieza recebeu de Eduardo Ramos na direita, deu um drible da vaca no volante Lucas e cruzou na medida para Rogério, que cabeceou bem, mas viu o goleiro Emerson fazer grande defesa.

Guarani não encontrava forças para reagir. O máximo que conseguiu neste segundo tempo foram chutes fracos de longe e um cabeceio para fora aos 39 minutos. Assim, o Timbu garantiu os 3 pontos.

BAIXA

O único evento lamentável para o Náutico foi a contusão de Gledson, no cotovelo, no segundo tempo. Justo na centésima partida dele pela equipe alvirrubra, que defende desde 2008. O departamento médico alvirrubro informou que ele ficará de fora por 15 dias, tornando-se, assim, desfalque para os jogos contra o Icasa, fora, e o Americana, nos Aflitos.

FICHA DO JOGO

Náutico: Gledson (Gideão); Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Airton; Éverton, Derley, Elicarlos e Eduardo Ramos (Philip); Kieza e Rogério (Ricardo Xavier). Técnico: Waldemar Lemos.

Guarani: Emerson; Chiquinho, Ailson, Aislan e Ari; Lucas, Dadá, Mika e Felipe (Jefferson); Fabinho e Fernandão (Denilson). Técnico: Giba.

Campeonato: Brasileiro Série B. Local: Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos), no Recife. Gols: Derley, aos 7 minutos do primeiro tempo, e Kieza, aos 10 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos - Derley, Elicarlos, Felipe, Aislan e Ailson. Árbitro: Gleidson Santos Oliveira (BA); Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira e Adson Marcio Lopes Leal (Ambos BA); Quarto árbitro: José Araújo Alcantara (PE). Renda - R$ 45.565,00. Público - 4.223 pagantes.

Fonte:blogdotorcedor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...