sábado, 26 de maio de 2012

Com base olímpica e Hulk inspidado, Seleção vence a Dinamarca


Foram os primeiros gols de Hulk com a camisa da Seleção // Foto: EFE
Do Blog do Torcedor, com Agência Estado
Escalada com sete jogadores com idade olímpica e que estarão em Londes em julho, a seleção brasileira apresentou um bom futebol no primeiro tempo do amistoso contra a Dinamarca, em Hamburgo, na Alemanha. Com marcação no campo de ataque, mobilidade e criatividade sobretudo com Oscar e Hulk, a equipe ofendeu a Dinamarca e abriu um placar de 3 a 0, com dois gols de Hulk e um gol contra. No segundo tempo, a Dinamarca não aceitava a derrota e buscou pressionar. Conseguiu apenas diminuir para 3 a 1, placar final.
A vitória, que pode ser qualificada como convincente, alivia um pouco a pressão sobre o técnico Mano Menezes, pois sinaliza um caminho correto na preparação para as Olimpíadas. Neymar e Ganso não atuaram pois foram liberados para o jogo da última quinta-feira pelo Santos contra o Vélez na Copa Libertadores da América.

O compromisso, que abriu a série de quatro amistosos que a seleção está fazendo como preparação para a Olimpíada, foi o primeiro desde que o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, assumiu o cargo, em março.

Marin já avisou que a continuidade de Mano na seleção depende da performance na Olimpíada. Diante disso, a boa vitória deste sábado é muito importante para o treinador. Mesmo porque, foi contra uma Dinamarca que ocupa o 10º lugar no ranking da Fifa e se prepara para a disputa da Eurocopa, que começa no dia 8 de junho.

Mano teve desfalques importantes neste sábado. Daniel Alves e David Luiz foram cortados por contusão, enquanto Alexandre Pato não pôde jogar porque está fora da melhor forma física. Além disso, Neymar, Ganso e Rafael foram liberados do amistoso com a Dinamarca para defender o Santos na última quinta-feira, pela Libertadores.

Com esses desfalques, Mano abriu ainda mais espaço para os jovens na escalação da seleção. No time titular deste sábado, foram oito jogadores com idade olímpica - as exceções eram Jefferson, Thiago Silva, Marcelo e Hulk. Por isso tudo, o treinador admitiu que o Brasil corria risco diante de uma Dinamarca com força máxima.

Mas o que se viu em campo foi um Brasil amplamente superior no primeiro tempo. Fazendo uma marcação forte já no campo de ataque ao pressionar bastante a saída de bola da Dinamarca, e contando com a velocidade de jogadores como Oscar, Lucas e Hulk, a seleção brasileira não demorou para abrir o placar e tomar o controle da partida.

Mesmo diante da imensa maioria de torcedores dinamarqueses no estádio lotado por 50 mil pessoas - Hamburgo fica perto da fronteira com a Dinamarca -, o Brasil mostrou tranquilidade em campo. Para isso, ajudou bastante o gol marcado por Hulk logo aos sete minutos, num chute de longe que contou com a falha do goleiro Sorensen.

O segundo gol saiu logo depois, aos 12 minutos, graças à principal virtude do Brasil no amistoso: a marcação sob pressão. Hulk roubou a bola no campo de ataque e Oscar aproveitou para fazer linda jogada antes de cruzar para o meio da área. Aí, antes de Hulk poder finalizar, o volante Zimlig tentou cortar e marcou contra.

A Dinamarca foi obrigada a trocar dois jogadores por contusão - o goleiro Sorensen e o meia Schöne saíram já aos 24 minutos. E, aos poucos, começou a equilibrar as ações dentro de campo. Mas o Brasil voltou a marcar aos 39, quando Oscar roubou a bola no ataque e Hulk aproveitou para escapar da marcação e fazer 3 a 0.

No segundo tempo, a Dinamarca assustou logo no primeiro minuto, quando Agger perdeu uma chance de gol incrível, após um impedimento não marcado pelo árbitro. Como o Brasil diminuiu um pouco o ritmo, administrando a vantagem conseguida no primeiro tempo, a seleção dinamarquesa começou a criar seguidas oportunidades de gol.

Com a queda de produção da seleção, Mano começou a mexer na equipe. Alex Sandro, Rafael, Wellington Nem, Bruno Uvini, Casemiro e Giuliano entraram - todos com idade olímpica. Mesmo assim, o Brasil não evitou o gol da Dinamarca, aos 25 minutos, quando o árbitro não deu o impedimento e Bendtner aproveitou para marcar.

Após o gol marcado, a Dinamarca ainda tentou pressionar mais, sonhando com a possibilidade de buscar o empate. Mas, apesar da queda brusca de rendimento no segundo tempo, prevaleceu o bom futebol mostrado pelo Brasil na etapa inicial, quando abriu boa vantagem no placar e construiu a importante vitória deste sábado.

Agora, a seleção brasileira parte uma série de três amistosos nos Estados Unidos. Na quarta-feira, enfrenta os donos da casa em Washington. Depois, já em junho, encara o México no dia 3 em Dallas e a Argentina no dia 9 em Nova Jersey. E, para os próximos jogos, terá o reforço de Neymar e Rafael, além da provável volta de Pato.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 3 X 1 DINAMARCA

BRASIL - Jefferson; Danilo (Rafael), Thiago Silva, Juan e Marcelo (Alex Sandro); Sandro (Casemiro), Rômulo e Oscar; Lucas (Giuliano), Hulk (Bruno Uvini) e Leandro Damião (Wellington Nem). Técnico: Mano Menezes.

DINAMARCA - Sorensen (Andersen); Wass, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Christian Poulsen (Jakob Poulsen), Zimling, Eriksen (Rommedhal) e Schöne (Kahlenberg); Bendtner e Kron-Dehli (Pedersen). Técnico: Morten Olsen.

GOLS - Hulk, aos sete e aos 39, e Zimlig (contra), aos 12 minutos do primeiro tempo; Bendtener, aos 25 minutos do segundo tempo. ÁRBITRO - Felix Brych (Alemanha). RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis. LOCAL - Imtech Arena, em Hamburgo (Alemanha).

Náutico com sede de vitória diante do Cruzeiro


Garra e vontade. Esses são os dois elementos que o Náutico promete apresentar, na noite do sábado, às 21h, na estreia no Aflitos no Brasileirão. O time alvirrubro encara o Cruzeiro, do técnico Celso Roth e espera contar com o apoio do seu torcedor para sufocar o adversário e conquistar a primeira vitória na competição. No ano passado, o Timbu não perdeu uma partida sequer em casa durante a Segundona. Os alvirrubros esperam fazer algo semelhante para voar alto na Série A. 

“Imagina a gente ter uma atuação semelhante a do ano passado, nos Aflitos? Certamente vamos brigar por uma vaga na Libertadores”, afirmou o volante Derley. “Com o nosso torcedor do lado e com a vontade que esse grupo tem de chegar longe na Série A, pode ter certeza que os adversários vão ter de suar sangue para tirar pontos nossos”, emendou o lateral-esquerdo Lúcio. 

Como está começando os trabalhos nos Aflitos, o técnico Alexandre Gallo espera dificuldades para superar o Cruzeiro. Na partida de estreia, contra o Figueirense, em Florianópolis, o Náutico atuou fechado, mas ainda criou algumas situações de gols. Em casa, o treinador vai soltar um pouco mais o time. 

No entanto, mesmo com a promessa de ser um time que vai buscar o ataque, Gallo vai repetir o mesmo esquema: 3-5-1. Três jogadores que encararam o Figueirense não jogam. Márcio Rosário vai cumprir suspensão por ter sido expulso na estreia. O experiente Lúcio entra na equipe. 

O volante Souza, que conquistou a confiança da torcida especialmente pela qualidade na bola parada, está perdendo a condição de titular para Glaydson, que faz sua estreia. Na zaga, Marlon volta após se recuperar de uma contusão. César Marques sobrou do time. Na frente, o Náutico terá apenas Araújo como atacante, mas Gallo orientou o meia Ramon para ter mais liberdade para atacar. “Estou muito satisfeito com o rendimento dos trabalhos. Estou com muita confiança, mesmo sabendo que o Cruzeiro é uma equipe muito forte, com um elenco excelente”, afirmou o técnico Alexandre Gallo.

Cruzeiro
o técnico Celso Roth confirmou a estreia do volante Tinga, contratado na última semana. O jogador vai ganhar a vaga de Everton e atuará ao lado de Charles e Amaral, outros dois volantes. Também recém-contratado, Willian Magrão fica no banco.

As ausências no time celeste são o atacante Anselmo Ramon, expulso no empate por 0 a 0 com o Atlético-GO, no último domingo, além de Roger e Leandro Guerreiro, que se recuperam de contusão. Por opção técnica, o atacante Walter não foi relacionado pelo treinador.
Ficha técnica
Náutico
Gideão; Auremir, Marlon, Ronaldo Alves e Lúcio; Derley, Elicarlos, Glaydson, Cléverson e Ramon; Araújo. Técnico: Alexandre Gallo.
Cruzeiro
Fábio; Diego Renan, Léo, Victorino e Marcelo Oliveira; Amaral, Charles, Tinga Souza e Montillo; Wellington Paulista. Celso Roth.
Local: Aflitos. Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP). Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP). Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).
Fonte:blogdotorcedor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...