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quinta-feira, 13 de maio de 2010
Agora é "só" construir
Processo licitatório da arena pernambucana foi concluído ontem, mas ainda não há data para o início das obras
Fim da guerra burocrática. O consórcio liderado pela Odebrecht venceu a disputa que reuniu 28 grupos e irá construir a arena pernambucana para a Copa de 2014, encerrando um processo que deveria ter começado em 31 de agosto do ano passado - só teve início em 22 de março deste ano. O atraso, fato recorrente em todas as outras 11 subsedes do Mundial, repercutiu junto à Fifa, que chegou a estabelecer o último 3 de maio como prazo máximo para o início das obras. Novamente, não deu certo. Agora, pelo menos o estado deixa a fase das maquetes, entrando finalmente no aspecto prático.
Para isso, o grupo privado vai desembolsar nada menos que R$ 532.615.000 até o início da operação, prevista para janeiro de 2013. Esse valor agrega três etapas do desenvolvimento do estádio (que terá capacidade para 46.214 torcedores): projeto, construção e pré-operação. Somente a obra vai custar R$ 464 milhões, um valor bem abaixo dos R$ 480 milhões previstos quando a Cidade da Copa foi lançada, em 15 de janeiro de 2009. Para ganhar a disputa contra o consórcio AG/OAS, o menor custo apresentado ao estádio: R$ 379 milhões (contra R$ 385).
E a data para a pedra fundamental do estádio? Ainda não foi divulgada. Com a perda de todos os prazos para começar a construção, o governo resolveu ser mais comedido. Ontem, o secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão, que anunciou o grupo vencedor, disse que a data será marcada após a visita da comitiva da Fifa no Recife, na próxima terça-feira. "Quando a Fifa estabeleceu aquele prazo (03/05), as cidades não foram consultadas. Agora, as datas não serão unificadas. Cada cidade terá a sua. A Fifa irá avaliar o nosso projeto, vai sobrevoar a área, conversar com o consórcio e só depois vai sair uma data", disse Leitão, que participou de uma reunião com Ricardo Teixeira e representantes das outras subsedes, na segunda, no Rio de Janeiro.
Lá, o presidente da CBF reiterou as 12 cidades em 2014 (contradizendo o ministro do Esporte, Orlando Silva, que teria dito que a Fifa poderia reduzir a quantidade de sedes). Com a licitação finalizada, o consórcio vencedor entrará com o pedido de sociedade de propósito específico (SPE), necessário para a assinatura do processo. Já a licença ambiental para o estádio (que ficará numa área de 50 hectares) saiu em setembro de 2009.
Famílias - Ao todo, 250 famílias vivem no terreno onde será construído o estádio, em São Lourenço da Mata, e que pertence ao próprio governo do estado. Os parceiros já foram cadastrados, mas cerca de 125 famílias vivem exatamente onde será ergudio o estádio. Daí, a prioridade em negociar a retirada do local desses moradores ainda neste mês. O valor das indenizações será de acordo com as benfeitorias. A negociação com a população instalada na área às margens da BR-408 está sendo feita pela direção da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
Consórcio Cidade da Copa
Empresas: Odebrecht Investimentos e Odebrecht Serviços de Engenharia e Construção
Faturamento: US$ 19 bilhões (2009)
Operadoras da arena: ISG Brasil Empreendimentos e AEG
Representante na licitação: Júlio Perdigão, diretor de investimentos no N/NE do conglomerado
Site oficial: www.odebrecht.com.br
Nota técnica no processo licitatório: 91,1765
Custos da arena*
Projeto: R$ 9.354.000
Obra: R$ 464.630.000
Pré-operacional: R$ 44.261.000
Custo total do estádio (projeto, construção e início da operação): R$ 532.615.000
31 de dezembro de 2012, prazo para a conclusão da arena
* O valor será bancado pelo consórcio
Custo para o governo do estado, a partir de janeiro de 2013 (empréstimo junto ao BNDES e contrapartida ao consórcio): R$ 379.263.314
Contrapartida anual do governo
(durante 30 anos): R$ 3.994.200
Números do estádio
270 hectares, a área total do terreno
129.581 m2 de área construída
46.214 pessoas, a capacidade da arena
6 mil vagas no estacionamento
19 km, a distância da futura arena em relação ao Marco Zero
30 minutos, o tempo médio para ir de carro da Cidade da Copa ao Marco Zero ou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes
Raio-x do estádio
Arquibancada superior: 22.162
Arquibancada inferior: 18.068 (sendo 5.900 classificados como premium e 4.322 vip)
Business Seats*: 4.504
Camarotes: 1.420
Tribuna de honra: 60
8 minutos: o tempo estimado para evacuar o local com sua lotação completa
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