Aquela vitória convincente que a torcida alvirrubra espera há um bom tempo não veio, mas o Náutico passou pelo Araripina mesmo tomando um sufoco no segundo tempo e, o mais importante, é o novo líder do Campeonato Pernambucano, ainda que provisoriamente. O Timbu construiu vantagem em 20 minutos de jogo, com gols de Éverton Luiz e Bruno Meneghel (de pênalti), e o Bode pressionou muito na segunda etapa, mas não passou de um gol aos 32 minutos, de Misael, também de pênalti. Com o resultado, foi aos 28 pontos e passou o Santa Cruz (25) e Central (27), que se enfrentam nesse domingo. Já o Araripina continua na zona do rebaixamento, com os mesmos 12 pontos do Salgueiro, mas saldo de gols pior.
O JOGO
Com o desgaste de ter enfrentado o Petrolina sob forte chuva na última quarta-feira, o Náutico sabia que era preciso tomar a dianteira o quanto antes e não teve muita dificuldade para construir a vantagem no primeiro tempo. O Timbu foi para cima desde o início e pressionou bastante.
O goleiro Ádson evitou o gol alvirrubro logo no primeiro minuto, defendendo no reflexo um chute de Éverton. Os alvirrubros tiveram quatro escanteios a seu favor nos primeiros quatro minutos. No último desses, Ricardo Xavier chutou de bicicleta no travessão, quase fazendo um belo gol.
Embora tenha tomado um susto aos 8 minutos, com Glédson se atrapalhando para segurar uma bola chutada de longe por Marcelo Paraíba, o Timbu seguiu atacando. Pediu um pênalti em Ricardo Xavier aos 11 minutos, em lance em que o zagueiro Serginho o segurou pelo ombro na área. A arbitragem mandou seguir.
Mas logo em seguida os alvirrubros chegaram ao gol. Everton Luiz desviou cruzamento de Eduardo Ramos e mandou para as redes do goleiro Ádson. 1 a 0.
O Araripina buscou reagir e Cristóvão recebeu uma bola na área, mas não passou de Éverton Luiz, que mandou para escanteio. Após essa cobrança, a zaga afastou e veio um contra-ataque letal. Bruno Meneghel, em posição de impedimento, deixou passar uma bola que lhe foi lançada - não participando do lance - e Peter recebeu, cortou para dentro e foi derrubado por Misael na área. Pênalti. Meneghel mandou no ângulo direito de Ádson, que pulou para o outro lado. 2 a 0, aos 19 minutos. Na comemoração, o atacante exibiu uma camisa homenageando a filha Júlia, que faz 1 ano de vida, e tomou o cartão amarelo.
Com essa vantagem o Timbu tirou o pé do acelerador. Quem gostou foi o Araripina, que passou a atacar mais que o time da casa. Aos 21, Misael fez bom lançamento para Cristóvão, que não passou da marcação de Éverton. Pouco depois, Dunga chutou de longe, por cima do gol.
Aos 31 minutos, a grande chance de o Araripina diminuir foi desperdiçada. Cristóvão fez jogadaça e mandou na trave; na volta da bola, com a barra limpa e dentro da pequena área, Marcelo Paraíba isolou. Ele não esperava a bola vir para ele.
Depois do susto, o Timbu foi despertando aos poucos. Eduardo Ramos cobrou uma falta por cima aos 37, Derley chutou perto aos 38. Faltava uma movimentação mais efetiva dos atacantes Kieza e Bruno Meneghel, além de encostar mais nos alas e no meia Eduardo Ramos.
Antes do fim da etapa, Misael tentou três chutes de fora da área; Glédson pegou dois e um foi por cima. E foi só.
SEGUNDO TEMPO
O Araripina voltou com duas modificações e teve de fazer a terceira porque Cristóvão se contundiu em uma entrada dura do volante (improvisado de zagueiro) Éverton.
Nos primeiros minutos, os times erraram muitos passes e tiveram dificuldade para produzir no ataque. Mas a partir dos 10 minutos o Bode tomou as rédeas da partida e passou a pressionar o Timbu. Aos 11, Serginho Baiano recebeu e chutou fraquinho, desperdiçando um contra-ataque que o Bode tinha.
Pouco depois, Éverton perdeu grande chance de ampliar a vantagem alvirrubra. Após desvio em cruzamento, ele, no segundo poste, pegou mal e mandou por cima, com o goleiro praticamente batido.
Serginho Baiano respondeu. O atacante fez a finta num defensor alvirrubro e chutou a um palmo da trave direita do goleiro Glédson. Foi por pouco.
Marcelinho, do Araripina, cobrou falta com perigo aos 19, Janilson chutou perto do gol aos 23, e logo em seguida Éverton Felipe recebeu aberto na grande área do Náutico, do lado esquerdo, e chutou fraco, para a defesa de Glédson.
O Náutico interrompeu a pressão do Bode com dois ataques aos 26 e 28 minutos, com Kieza. No primeiro, o zagueiro Serginho prendeu a bola na grande área e o árbitro marcou falta do atacante, não existente; no segundo, ele chutou por cima uma bola ajeitada por Willian.
Mas o Bode seguiu em cima do Timbu. Quase que Ricardo Xavier fez um gol contra, ao desviar de cabeça uma bola cruzada pelo time adversária. Passou perto do travessão de Glédson.
Até que, enfim, aos 31 minutos, Misael se livrou de Derley, passou por Peter e sofreu falta de Nílson na grande área. Pênalti. Na cobrança, Misael mostrou categoria e diminuiu.
O jogo ficou tenso após o empate, os dois times passaram a errar muito no ataque. O Náutico ainda teve a chance de liquidar a partida, aos 39 minutos, com Ricardo Xavier, que saiu por trás da defesa do Araripina e, já sem fôlego, preferiu abrir para Kieza chutar. O companheiro mandou para fora.
Mas o Bode do Araripe já não tinha tanta força e não conseguiu chegar ao empate, que não seria desmerecido se alcançasse.
CRAQUE — Na votação dos internautas do JC Online do craque do jogo, o zagueiro alvirrubro Éverton Luiz foi apontado como o melhor jogador do Náutico na partida, com 18% da preferência. Bruno Meneghel e Eduardo Ramos vieram logo atrás, com 16%, cada.
FICHA DO JOGO
Náutico: Glédson; Peter, Everton Luiz (Nílson), Éverton e Jeff Silva; Elicarlos (Rodolfo Potiguar), Derley e Eduardo Ramos; Bruno Meneghel (Willian), Kieza e Ricardo Xavier. Técnico: Roberto Fernandes.
Araripina: Adson; Romário, Serginho, Oliveira e Janilson; Gideon, Odilon, Dunga (Marcelinho) e Mizael; Cristóvão (Éverton Felipe) e Marcelo Paraíba (Serginho Baiano). Técnico: Flávio Barros.
Local: Aflitos. Horário: 16h. Árbitro: Eduardo Alcântara. Assistentes: Jossemmar Diniz e Pedro Wanderley. Gols: Éverton Luiz, aos 14', e Bruno Meneghel, aos 19', pelo Náutico, e Misael, aos 32', pelo Araripina. Cartões amarelos: Éverton, Jeff Silva, Bruno Meneghel, Derley e Rodolfo Potiguar (Náutico), Misael e Oliveira (Araripina). Preliminar: Náutico 8 x 1 Araripina (juniores).
Fonte: Blog do torcedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário