quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Náutico se defende bem e arranca um ponto fora de casa

Dentro da proposta de jogo, o resultado foi o que o Náutico queria ao terminar o jogo empatado por 0x0 com o Americana, nesta terça-feira (11), no Décio Vitta. O resultado deixou o timbu com 50 pontos, ainda na quarta posição, já que o Boa Esporte empatou com a Portuguesa e manteve a distância de três pontos para os pernambucanos (47). Na próxima rodada, os alvirrubros recebem o Vila Nova, nos Aflitos.




Como todo time que joga em casa, ainda mais diante de um adversário com quem luta diretamente pelo acesso, o Americana iniciou o jogo ensaiando uma pressão. Porém, o Náutico já esperava por isso e a entrada de Lenon no lugar de Rogério deu mais consistência defensiva ao meio de campo. O único esboço de abafa do time da casa aconteceu por causa de três escanteios seguidos que não levaram perigo efetivo ao gol de Gideão.



A postura adotada pelo time pernambucano tinha duas faces. Se permitia uma posse de bola maior do adversário mas sem permitir finalizações dentro de sua área, pecava na hora de contra-atacar. No esquema de cinco jogadores no meio e apenas um atacante, o ideal seria a presença de pelo menos dois meias rápidos, jogadores cujas características o elenco timbu não possui. Na teoria, tal função seria de Derley, que não a executou.



O resultado é que, com a bola nos pés, o Náutico adotava a tática do chutão para Kieza, sozinho, se virar com os zagueiros adversários. Somente aos 15 minutos Peter cruzou para o artilheiro da Série B cabecear para fora. Três minutos depois, o lance que ilustra o que era o esquema vermelho e branco: Kieza saiu da área, roubou a bola e acionou Aírton cruzou e não havia nenhum companheiro dele na área para finalizar.



Após os 20 minutos, os dois times passaram a outra espécie de competição: quem errava mais passes. E deu empate. Foram tantos que ninguém conseguiu criar nada digno de registro até o fim, a não ser passes laterais, chutes de fora da área sem a direção da barra, escanteios inócuos do Americana e dificuldade de o Náutico encaixar os contra-ataques.



O Americana voltou para o segundo tempo com Marcinho no lugar de Clodoaldo. A intenção era dar mais mobilidade ao ataque. Mas quem assustou foi o time visitante, aos dois minutos. Aírton bateu falta e Diego Bispo apareceu livre. Mas o assistente anotou impedimento do defensor. Depois de muito tempo novamente no mesmo ritmo travado até os donos da casa conseguirem sua melhor chance, aos 16. Jonatas recebeu livre, entrou na área e chutou rasteiro. Gideão defendeu com os pés.



Quem esperava mais velocidade, emoção e bons lances enganou-se redondamente. Os dois técnicos não quiseram mudar a forma de seus times jogarem. Prova de falta de ambição de parte a parte. Aos 30 minutos até que Waldemar Lemos esboçou fazer algo diferente com a entrada de Rogério. Porém, tirou de campo seu meio-campista mais talentoso, Eduardo Ramos.



Aconteceu o que se esperava: dois atacantes lá na frente sem ninguém para municiar. Só chutões, já que os laterais alvirrubros abriram mão do direito de avançar. O Náutico teve a bola do jogo aos 44 minutos. Aírton arrancou do próprio campo no contra-ataque e cruzou para Rogério. O atacante protagonizou um lance entre o ridículo e o inacreditável: ao tentar finalizar a bola passou entre suas duas pernas.



Ficha do jogo:



Americana: Jaílson; Luiz Felipe (Paulo Sérgio), Thiago Gomes, Jorge Luiz e Magal; Alê, Leo Silva, Fumagalli e Válber; Jonatas (Emílio) e Clodoaldo (Marcinho). Técnico: Sérgio Guedes.



Náutico: Gideão; Peter, Ronaldo Alves, Diego Bispo e Aírton; Everton, Elicarlos (Nílson), Derley, Lenon e Eduardo Ramos (Rogério); Kieza. Técnico: Waldemar Lemos.



Local: Décio Vitta, em Americana (SP). Árbitro: André Luiz de Freitas Castro. Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Evandro Gomes Ferreira, todos de Goiás. Cartões amarelos: Jorge Luiz, Clodoaldo, Nílson, Aírton, Diego Bispo, Kieza e Elicarlos. Público: 1.763. Renda: R$ 19.020.



Fonte:blogdotorcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...