sábado, 19 de novembro de 2011

Classificação só depende do Sport

Do Blog dos Números

Contrariando a lógica, os resultados da 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2011, a penúltima da competição, apresentaram uma reviravolta no cenário que se pintava e alçaram o Sport ao 4º lugar na tábua de classificação. Agora, o Leão depende apenas de si para garantir sua vaga na Série A em 2012.

Uma rodada quase perfeita. Se em campo o time rubro-negro pernambucano fazia sua parte, vencendo o Paraná (3-0), nas outras partidas que eram de interesse direto os resultados aconteciam. Assim, além de ver o Bragantino cair em casa diante do ASA (1-0), o São Caetano virou o jogo diante do Vitória em pleno Barradão e concretizou uma combinação pouco provável de resultados. Mais vivo do que nunca, o Sport encara o já rebaixado Vila Nova fora de casa, com vantagem de 4 gols de saldo diante do Bragantino e 1 ponto de vantagem sobre o Vitória.

A matemática agora favorece a equipe de Mazola Júnior, que conta com 46,50% (113 em 243 combinações possíveis), diante de 27,16% do Bragantino (66 em 243), além de Vitória (14,81%), Boa (9,88%) e Americana (1,65%), que continuam na briga. Na prática, o Sport precisa vencer e manter vantagem no saldo de gols diante do Bragantino. Para cada 1 gol marcado pelos pernambucanos, os paulistas precisam acrescentar mais 4 para tirar a vaga dos leoninos.

Se para o Bragantino a situação está complicada, para os demais, a classificação só será possível com tropeço de Sport, além do próprio time de Bragança. Todos precisam marcar pontos, caso ainda sonhem com o acesso.

Apesar de estar apenas 1 ponto atrás de Sport e Bragantino, o Vitória só se classificaria com o empate, caso o Sport sofresse goleada diante do Vila Nova (6 gols de diferença) e o Bragantino perdesse por 2 gols de diferença (uma vez que o número de gols marcados pelo Vitória é inferior aos seus dois principais concorrentes, também). Caso vença, o time baiano vai comemorar a vaga se nem Sport, nem Bragantino consigam bater seus adversários.

No último fio de esperança, aparecem Boa e Americana. Ambos com 56, podem alcançar os 59. Conseguiriam a classificação caso somassem os 3 pontos além de torcer para que Sport, Bragantino e Vitória não vençam. Tanto Boa, quanto Americana levariam vantagem diante de Sport e Bragantino no número de vitórias conquistadas (17×16). Se isso acontecer, e simultaneamente Boa e Americana vencerem, ambos vão disputar a vaga no saldo de gols, sendo que os mineiros levam 7 gols de vantagem ante os paulistas.

Confiram os confrontos decisivos da última rodada:

VILA NOVA X SPORT

Já rebaixado e com apenas 32 pontos somados (18º), o Vila Nova só pode oferecer alguma resistência ao Sport, caso receba incentivo financeiros de outros times interessados. O time alvirrubro não vence há 12 jogos e não soma 3 pontos na condição de mandante há 11 partidas. Há 4 jogos sem perder, o Leão tem tudo para fazer a festa no Serra Dourada.

PARANÁ X BRAGANTINO

O Paraná, 14º colocado com 49 pontos, ainda corre risco de rebaixamento, podendo ser ultrapassado por ASA (49), São Caetano (48) e Icasa (47). Ou seja, não vai vender fácil a derrota diante de sua torcida. Além disso, o tricolor paranaense não perde em seus domínios há 7 jogos. Depois de perder uma invencibilidade de 10 partidas e ver a vaga no G-4 escorrer pelas mãos, o Bragantino joga secando o Sport, uma vez que dificilmente será capaz de tirar a vantagem no saldo de gols.

ASA X VITÓRIA

Da mesma forma como acontece com o Paraná, o “Fantasma” (apelido do ASA) promete ser um verdadeiro tormento na vida do Leão Soteropolitano, principalmente por jogar em Arapiraca. O empate já garante a permanência do time alagoano na Série B. Já para o Vitória, não existe outra alternativa senão vencer e secar.

DUQUE DE CAXIAS X BOA

Ressuscitado após vencer Ponte Preta e Náutico, o Boa comemora a vaga se vencer o Duque de Caxias, desde que os 3 times que estão à sua frente, não vençam (Sport, Bragantino e Vitória). O Duque não vence há 7 jogos e amarga duas derrotas consecutivas.

ABC X AMERICANA

A tabela até que foi generosa com o Americana. O problema é que o time dentro de campo caiu muito de rendimento e agora só um milagre salva o time. Bem, para que na rodada anterior estava com 0,24% de chance e agora conta com 1,65%, não custa nada tentar…mas vale lembrar que o ABC ainda corre um remoto risco de rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...