domingo, 6 de maio de 2012

O jogo da vida de Neílson Santos


Do Jornal do Commercio
Aos 41 anos, 20 deles dedicados ao quadro de árbitros de Pernambuco, o professor de educação física Neilson Santos vai apitar hoje o jogo mais importante da sua carreira. Sorteado na última quinta-feira para comandar o primeiro jogo da decisão entre Santa Cruz e Sport, Neilson foi indicado por ser o árbitro de melhor avaliação do Estadual, segundo a comissão de arbitragem local. A partida será a 14ª do Pernambucano apitada por ele, o segundo clássico.
Na primeira fase, Neilson trabalhou na vitória do Sport sobre o Santa Cruz por 2x1, na Ilha do Retiro, pela última rodada. Este foi o apenas o segundo clássico da carreira de Neilson, que é o árbitro mais antigo do quadro local em atividade. Para o jogo de hoje, ele terá como assistentes Elan Vieira e Charles Rosas. Anderson Freitas e Ricardo Jorge serão os árbitros adicionais, que atuarão nas linhas de fundo.
Apesar da pressão natural em cima do trio de arbitragem, ainda mais em um campeonato marcado pelos muitos erros dos homens do apito, Neilson se disse tranquilo com a responsabilidade de apitar a primeira partida da decisão.
“Este é sem dúvida o jogo mais importante da minha carreira. Mas estou tranquilo. Fui indicado por estar vivendo um bom momento. O árbitro, quando entra em campo, tem um pacto com o acerto. Ele não pode ser o centro das atenções. Quanto menos se falar do árbitro, melhor”, disse Neilson, que junto aos demais árbitros está concentrado em um hotel no Recife visando a decisão.
“Pressão em cima da arbitragem vai existir sempre. É uma espécie de habeas corpus preventivo dos dirigentes em caso de derrota do seu time. Mas o árbitro não pode se deixar levar por isso. Estou tranquilo”, repetiu.
Nos 13 jogos apitados por Nielson neste Estadual aconteceram nove vitórias dos times mandantes, contra três dos visitantes e um empate. Além do clássico entre Sport e Santa, na primeira fase, Nielson apitou mais dois jogos do rubro-negro (derrota por 1x0 para o Ypiranga, na Ilha, e empate por 1x1 com Central, em Caruaru) e outros dois do tricolor (vitórias sobre Ypiranga e Salgueiro por 2x0, ambas no Arruda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...