domingo, 3 de junho de 2012

CBF corre risco de indenização com paralisação das séries C E D


Ações judiciais entre clubes das Séries C e D do Campeonato Brasileiro de Futebol, deixa a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em situação difícil.
A CBF está cumprindo ordem do Superior Tribunal de Justiça Desportiva ao suspender as competições nas séries C E D.
Fato está gerando a possibilidade das equipes relacionadas para a competição mover uma ação indenizatória, que custará milhões aos cofres da CBF.
Até o presente momento tivemos informações de que os clubes, Santo André-SP, Rio Branco-AC, Brasil de Pelotas-RS, Treze-PB e Araguaína-TO já promoveram ações judiciais para serem incorporadas à série C.
Esses times se considerados donos do direito pela própria CBF. No entanto a Justiça deu ganho de causa a outros clubes.
Por causa desse imbróglio as Séries C e D não podem ser iniciadas e já se passaram duas rodadas, com a desse fim de semana.
A CBF acredita que o início da competição deva ocorrer no próximo dia 9 de junho. Entretanto, alguns clubes acreditam que o impasse não será resolvido em curto prazo.
O responsável pela paralisação foi Santo André. O Clube Brasil (RS) solicita a sua inclusão na série D e não aceita ficar na série C, a sua diretoria afirma que esse direito foi assegurado pelo clube.
O imbróglio que terminou na justiça entre Santo André e Brasil, apresenta a decisão favorável ao clube de Pelotas com uma liminar obtida no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
O outro problema envolve o Treze na 1ª Vara Cível de Campina Grande. Isso deixou o Rio Branco-AC sem a vaga na Série C, a qual a CBF julga ser de seu direito.
A vaga do Rio Branco na Série C também é pleiteada por outra equipe envolvida no imbróglio jurídico, o Araguaina-TO.
Na verdade os clubes já se armam contra a CBF exigindo o início das competições, ou o pagamento de indenizações caso o adiamento persista.
A CBF tem satisfações a dar aos 60 clubes que fazem parte das competições. A ampliação do número de clubes na série é uma possibilidade que já está sendo discutida. O maior problema será a possibilidade de mais ações judiciais de outros clubes querendo participar da competição.
Como surgiu o problema
No jogo envolvendo Santo André x Brasil, o time de Pelotas perdeu seis pontos por escalação irregular do jogador Cláudio, na vitória por 3 a 2 sobre o Santo André, em 2011, pela Série C do Campeonato Brasileiro.
Após perder os seis pontos o Brasil foi rebaixado e salvou o time do ABC. O jogador teria de cumprir suspensão nesta partida, pois havia sido expulso pelo Ituiutaba (atual Boa Esporte) na última rodada da mesma competição em 2010.
O jogador não se lembrou dessa expulsão, e o time não foi informado da suspensão. Com a perda desses pontos o Brasil de Pelotas perdeu a vaga para o Santo André.
Já os clubes Rio Branco; Treze e Araguaína estão brigando por uma vaga na série C, porque o time do Acre foi proibido de jogar na Arena da Floresta, na Série C do ano passado, pela Procuradoria de Defesa do Consumidor.
O Time foi à Justiça Comum, sem que as instâncias desportivas estivessem concluídas, e acabou punido pela CBF com eliminação da competição, o que acabou livrando o Araguaína da degola.
Posteriormente, o Rio Branco entrou em acordo com a CBF e o STJD, retirando as ações da Justiça Comum - o clube negou ter subscrito a ação -, e assim foi incluído na Série C em 2012. O Araguaína exigiu o descenso do Rio Branco. Já o Treze exige a vaga na Série C por ter terminado na quinta colocação da Série D no ano passado - quatro equipes foram classificadas.
Enfim a desorganização e as falhas cometidas pela CBF, também contribuíram para os acontecimentos. Se a CBF quando registrou o jogador Cláudio no Brasil de Pelotas, tivesse informado a condição de punição do jogador, a agremiação não teria escalado ele para o jogo contra o Santo André. 


Fonte: CL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...