segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Retrospecto contra o Treze é amplamente favorável ao Santa Cruz

Tudo bem que as estatísticas refletem apenas o passado, mas o torcedor do Santa Cruz vai gostar de saber que seu retrospecto é amplamente favorável diante do Treze, adversário na luta por uma vaga na Série C, a partir do próximo domingo (9). Nos dez jogos disputados entre Brasileirão, Copa do Brasil e Copa do Nordeste o time do Arruda venceu sete, empatou um e perdeu apenas dois.

Seguindo o raciocínio, a boa margem pró-Santa se repete nos gols. Foram 21 marcados pelos tricolores contra 11 do Galo de Campina Grande. A média de gols marcados dos atuais campeões pernambucanos é de 2,1 contra 1,1 dos paraibanos. A melhor série aconteceu entre 200 e 2010, com quatro vitórias seguidas. Outro dado importantíssimo em se tratando do formato da Série D é que o Mais Querido marcou gols em todas as partidas.

A série começou com um massacre vermelho, preto e branco. No dia 30 de outubro de 1977 os dois times se enfrentaram pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Arruda. Nunes (duas vezes), Carlos Alberto Barbosa, Wilson Carrasco e Fumanchu fizeram os gols do time pernambucano.

Passariam mais sete anos para os dois times encontrarem-se novamente. Foi na segunda fase do Brasileirão de 1984, novamente no Arruda. E deu empate por 1x1, gol de Ivan para os tricolores e Jangada para o Treze. Mais um hiato longo até o terceiro confronto. Em 1999 os dois times jogaram pela Copa do Brasil. No jogo de ida, em Campina Grande deu Santa por 3x2, com dois gols de Toninho e um de Formiga. Os donos da casa descontaram com Paulinho Andrade e Zé Galego.

Os maus resultados no Pernambucano provoram a saída do técnico Givanildo Oliveira. Por isso, o então gerente de futebol Marcos Soares assumiu interinamente para o jogo da volta, no Arruda. E o Santa sofreu sua maior decepção diante do adversário regional. Perdeu por 4x2, com dois gols de Valério, um de Batista e outro de Zé Galego. Toninho e Biliu marcaram para os corais.

Quem comandava o Treze era o pernambucano Nereu Pinheiro, que no fim daquele mesmo 1999 estava à frente do grupo que subiu para a primeira divisão.

Na Copa do Nordeste de 2000, o Treze conseguiu sua segunda vitória, desta vez em Campina Grande, por 3x1. Os dois últimos confrontos também foram pelo Nordestão. Em 2002 e 2010 daria Santa na cabeça, por 2x1 no Amigão e 2x0 no Arruda, respectivamente.

SÉRIE B - Pela segunda divisão do Campeonato Brasilerio os dois times se enfrentaram pela única vez. Foi em 1989, pela segunda fase. O regulamento era semelhante ao atual da Quarta Divisão. No primeiro jogo, em Campina Grande, empate de 0x0. Na volta, no Recife, nova igualdade, só que por 2x2. Como marcara mais gols na casa do adversário, o Treze avançou à fase seguinte.

Fonte:blogdotorcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...