domingo, 13 de maio de 2012

Domingão decisivo sagrará 12 Campeões em seus respectivos estados…


Pernambuco decide na tarde deste domingo o título do campeonato, conhecendo então o Campeão de 2012. Na cidade, a ansiedade toma conta das torcidas. Contudo não é só em Pernambuco que a bola rola pela derradeira vez. No Brasil afora inúmeros outros estados conheceram seus novos campeões hoje (Domingo-13), Para ser mais exato doze estados. Vale relembrar que na semana passada conhecemos os dois primeiros campeões estaduais do Brasil. No Mato Grosso, o Luverdense e no Rio Grande do Norte, o América-RN. Uma curiosidade é que as duas equipes são comandadas por pernambucanos. Dado Cavalcanti (ex-Santa Cruz) no Luverdense e Roberto Fernandes(Ex-Náutico) no América-RN.
Neste Sábado (12 de maio) foi conhecido o terceiro campeão do Brasil, e o segundo do Nordeste. Depois dez anos, o CRB conquistou seu 26° título Alagoano diante do ASA‎. A equipe empatou com o ASA em 0 a 0, mas como tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 1, faturou o título estadual.
Sobre as finais de hoje, destaque para o esdruxulo campeonato de Santa Catarina, onde mesmo vencendo dois turnos o Figueira poderá terminar como vice. Duas equipes buscam título inédito (Guarani e Cametá ), fora a busca pela hegemonia, recordes e sequencias históricas. Confiram abaixo um pouco mais sobre as finalíssimas, como quem leva vantagem, quem ta com uma mão na taça e etc…
Lembrando que os duelos ocorreram a partir das 16h. Alguns com transmissões da Globo ou PFC.
São Paulo – Em São Paulo a equipe de Neymar, Ganso e cia está com uma mão e meia na taça. A partida ocorrerá novamente no Morumbi. A equipe que Busca o tri (ocorrido pela última vez por uma equipe Paulista no trí de Pelé, de 1967 a 1969), pode se dar ao luxo de perder por até dois gols de diferença que levanta a taça. Para o Guarani, único clube do interior campeão Brasileiro, que busca seu título inédito no Paulistão, só levará o caneco se obtiver vitória por quatro gols de diferença. 3×0 para o Bugre leva a partida para os pênaltis.
Rio de Janeiro - No Rio o Fluminense só perde a taça se acontecer uma partida atípica frente o Botafogo no estádio Engenhão. Não que o Fluminense seja infinitamente melhor que o rival, até por que clássico é clássico. Mas sim pelo abalo psicológico que a equipe da estrela solitária está passando devido a goleada da primeira partida e posteriormente eliminada da Copa do Brasil, em casa, para o Vitória-BA, que disputará a Série B do Brasileirão. Assim como o Santos, derrota por 2×0 dá a taça ao Flu. Três gols Pro Botafogo de diferença. pênaltis, 4 gols de diferença, ai sim da Fogão. A última vez que as equipes decidiram o estadual foi em1975. Cerca de 37 anos depois, ao que tudo indica, também repetirá o campeão de tal histórico confronto.
Rio Grade do Sul – No Gauchão, em final inédita, Internacional (atual Campeão de 2011) e Caxias duelam pelo título de 2012 no estádio Beira Rio. No Gauchão a decisão segue os moldes da Copa do Brasil, onde gol na casa do adversário é critério de desempate. Como na partida de ida foi 1×1, o Inter já entra em campo campeão. Já que o 0×0 o favorece. Para o Caxias as opções são: vitória ou empate acima de 1×1 daria sua segunda taça (venceu o estadual pela primeira vez em 2011). Repetição de placar, penalidades máximas.
Minas Gerais - No Mineiro, um clássico histórico, Atlético-MG enfrenta o America-MG, precisando apenas de um empate, vantagem obtida pelo Galo devido a melhor campanha da fase classificatória (Primeira Fase), já que na primeira partida o jogo terminou empatado em 2×2. Inclusive de baixo de muitos protestos, uma vez que o gol do coelho saiu nos descontos do segundo tempo, e de forma irregular. Para o Mequinha, treinado pelo Pernambucano Givanildo Oliveira, só a vitória interessa. O América não ganha um título desde 2001, quando venceu o estadual justamente para o Galo. A Partida ocorrera Na nova Arena Independência.
Paraná – A decisão do Paranaense promete ser um jogo muito disputado. As equipes vem empolgando seus torcedores. Isto porque a dupla despacharam seus adversários na Copado Brasil e chegaram a esta decisão com moral. Além de que os jogadores que estavam encostados voltaram a jogar muito. Do lado Rubro-negro o Equatoriano Guerron vem comendo a bola. Do outro o jovem meia Everton Ribeiro voltou a marcar gols e dar ótimas assistências. Como na primeira partida o jogo terminou em 2×2, quem ganhar leva o título. Novo empate, pênaltis. O Jogo será na casa do Coritiba, no Estádio Couto Pereira.
Santa Catarina - A formula do Catarinense é até injusta. Um torneio mau formulado e esdruxulo, onde uma equipe que conquistou dois turnos (o Figueirense) tem como vantagem apenas jogar a segunda em casa. Enfim, a final será disputada entre os dois maiores rivais do estado, um clássico de arrepiar Floripa. O Avaí, de Gustavo Kuerte (GUGA) contra o Figueirense. Ambos em busca da hegemonia. Isto porque ambos lutam pelo seu 16º Título. Contudo o Avaí largou na frente. Venceu por 3×0 na Ressacada e pode até perder por 2 gols de diferença que sagrara campeão. Ao Figueira, que levou os dois turnos, resta lutar por um 4×0 no Estádio Orlando Scarpelli. Vitória por 3×0 pênaltis.
Goiás - Em Goiânia Goiás e Atlético-Goianiense se enfrentam em um duelo emocionante no Serra Dourada. Melhor partida do último final de semana entre todas as decisões (Jogos de ida), o jogo de volta promete ser ainda melhor; O clube Esmeraldino joga por um novo empate, já que fez a melhor campanha da primeira fase, enquanto que para o Dragão só a vitória interessa. O Goiás vem motivado após despachar a equipe de melhor índice de aproveitamento do Brasil no semestre, o Galo. O Goiás domina o Estado com um total de 22 conquistas. Enquanto o Atlético corre atras da sua 13ª taça. Muita emoção as 16 horas.
Pernambuco – Em Recife o Campeão sairá do Clássico das multidões, nome dado as duas equipes de maiores torcidas do estado e quiça do Nordeste. Sport e Santa Cruz irão fazer um repeteco de 2011, pois também decidiram o título do ano passado. Contudo o Sport espera ter um final bem diferente, quando perdeu o hexa campeonato para o rival. Já para o Tricolor, buscam um bi-campeonato que não ocorre a cerca de 25 anos (1886-1987). Marcelinho Paraíba e Dênis Marques podem terminarem como heróis e artilheiros; Sport chega na vantagem de jogar pelo empate e decide em casa (na Ilha do Retiro, pois foi a melhor equipe da fase de classificação). No jogo de ida, no Arruda, terminou da forma como iniciou, 0×0. Para a Cobra Coral só a vitória interessa. Mazola (treinador leonino) segue invicto em clássicos. Zé Teodoro segue Misterioso. A Partida promete parar a cidade.
Bahia - Vitória e Bahia fazem uma final motivados pelo bom momento vivido na Copa do Brasil. São as únicas equipes da região Nordeste dentre os 8 melhores da atualidade da Copa do Brasil. O Vitória despachou o único invicto, o Botafogo-RJ, enquanto que o Bahia, um dia depois (quita) liquidou a Lusa. O Bahia joga por um novo empate, em Pituaçu. No jogo de ida, no Barradão (Casa do Vitória) 0×0; Ao Rubro-negro baiano só resta uma alternativa, como o seu próprio nome diz, Vitória. O Bahia é o dono do estado, lidera com autoridade o número de conquistas (43) e espera levantar o seu 44º estadual. O Leão luta pelo seu 27º título no estado.
Ceará: No Cearense as equipes buscam uma reviravolta em suas trajetórias. Isto porque 2011 foi um ano negro. O Fortaleza quase caiu para a Série D, salvo numa partida polêmica contra o CRB que foi parar no STJD. Já o Vovô, mesmo com um belo turno na Elite, terminou a temporada rebaixada. Ambas as equipes esperam que o título de 2012 seja o ponto de partida para uma reviravolta no futebol do estado. Na Briga dois velhos conhecidos. O Ceará x Fortaleza. E o Alvinegro chega na vantagem de um novo empate, já que foi a equipe de melhor campanha da fase classificatória. Já para o Fortaleza, resta apenas a Vitória para levantar o caneco. O Ceará luta pelo seu 41º Titulo, ampliando a vantagem para o rival. Enquanto o Tricolor busca a igualdade, seu 40º Titulo. A partida será no estádio Presidente Vargas às 16h.
Pará - O Paraense de 2012 não tem o tradicional REPA (Clássico famoso entre os dois maiores do Pará, Remo x Paysandu), e sim o RECA (Remo x Cametá). O Favorito Remo começou na desvantagem, uma vez que jogando no Mangueirão (Belém) lotado de Remistas perdeu na partida de ida por 2×1 e, agora, jogará em busca de reverter o a desvantagem, precisa de uma vantagem de 2 gols de diferença. Por outro lado, o Cametá precisa de uma simples empate para conseguir seu titulo inédito. Caso o Leão azul vença por apenas um gol, a disputa irá aos pênaltis. Vale lembrar que a partida será novamente no Mangueirão. O Cametá está a 90 minutos de um título histórico. Já o remo tenta o seu 45º troféu.
Paraíba - Em final Inédita o Campinense arrancou um empate de 1×1 no jogo de ida no Marizão contra o Souza e decide título em casa; A decisão será neste domingo (13) em Campina Grande; A partida que vale a Taça do Campeonato Paraibano 2012, terá início a partir das 16h00. Um grande número de torcedores é esperado no estádio Ernani Sátyro – O Amigão. A Raposa rubro-negra, segundo maior vencedor do Paraibano, busca 19ª Título, enquanto o Dinossauro, seu 3ª caneco.
Estaduais – Confira todas as finais desse domingão decisivo:
1º) São Paulo – Santos x Guarani
2º) Rio de Janeiro – Fluminense x Botafogo
3º) Rio Grande do Sul – Caxias x Internacional
4º) Minas Gerais – Atlético-MG x América/MG
5º) Paraná – Atlético-PR x Coritiba
6º) Pernambuco – Sport x Santa Cruz
7º) Bahia – Vitória x Bahia
8º) Goiás – Atlético-GO x Goiás
9º) Santa Catarina – Avaí x Figueirense
10º) Ceará – Ceará x Fortaleza
11º) Remo x Cametá
12º) Campinense x Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...