domingo, 24 de junho de 2012

Galo incendeia o Timbu em Minas: 5 a 1


O Náutico queimou na fogueira de São João que o Atlético-MG armou em Belo Horizonte. Apesar de ter tido bons momentos no estádio Independência, foi goleado por 5 a 1. Os alvirrubros poderão argumentar que o árbitro colocou lenha na fogueira, ao marcar o pênalti inexistente que desempatou o jogo num momento em que os pernambucanos eram melhores em campo, aos 34" do primeiro tempo. No entanto, as boas atuações dos meias do Galo e os erros defensivos do Timbu são o bastante para justificar o resultado, na estreia de Ronaldinho Gaúcho em Minas. Destaque para o meia Bernard, que abriu o placar e deu o passe para Danilinho.

O resultado leva o Atlético-MG à vice-liderança do Brasileirão, com 13 pontos, melhor no saldo de gols que o Vasco da Gama, que foi derrotado em pleno São Januário pelo Cruzeiro, novo líder. O próximo confronto do Atlético será contra o Grêmio, no domingo, 1º de julho, às 18h30, no Olímpico.
Já o Timbu amarga a sua terceira derrota em três jogos fora de casa e cai para a 11ª colocação, com sete pontos. Pode ainda perder mais posições no complemento da rodada no domingo. O Timbu volta a campo contra o Fluminense, no próximo sábado, nos Aflitos, às 18h30.
JOGO QUENTE DESDE O INÍCIO

Bastaram dois minutos para o Atlético-MG dar o primeiro golpe certeiro no Náutico. Talvez preocupados em excesso com Ronaldinho, os defensores alvirrubros deixaram Bernard quando Jô recebeu na área e lhe passou a bola rapidamente. O meia, que viria a ser o principal nome da partida, bateu com força no canto direito, sem chances para Felipe.

O gol relâmpago fez o Náutico buscar o jogo ofensivo desde o começo. A equipe, mesmo sem um meia autêntico de criação, apostava na velocidade de Araújo e Rhayner e nos passes de Martinez e Souza. Aos poucos, fez por merecer o empate.

Aos 10, Souza soltou uma bomba em cobrança de falta, que o goleiro Giovanni defendeu com a ponta dos dedos. Mesmo assim, ela ainda explodiu no travessão e rendeu escanteio. Na cobrança, o goleiro saiu mal do gol e a bola sobrou na pequena área para Araújo, livre, mandar para as redes, igualando o marcador aos 12 minutos.




O Náutico se animou na partida. Lúcio fez um passe para a área, Souza cruzou de cabeça, e a defesa salvou antes da chegada de Araújo.

Atrás, o Náutico parecia ter corrigido o posicionamento. Derley, colado em Ronaldinho Gaúcho, não dava espaços à estrela, que certo momento ficou reclamando junto ao árbitro. Raphael Claus pediu para os dois se acalmarem.

Para tentar um pouco mais de ofensividade, o técnico Cuca optou pela saída de Richarlyson, e entrada de Serginho, volante que sai mais para o jogo, pelo lado direito.

O Timbu teceu uma situação em que poderia ter virado o jogo, quando Alessandro fez um passe sensacional para Araújo, que se desmarcou e entrou livre na área. O atacante, porém, não conseguiu fazer o giro rápido e perdeu a jogada.

Apesar do bom futebol alvirrubro, em cinco minutos, o jogo mudou completamente. O árbitro marcou um pênalti inexistente para o Atlético-MG, num lance em que Jô mergulhou ao tentar passar por dois zagueiros. Raphael Claus deu o cartão amarelo para Ronaldo Alves, que tentou o desarme ainda fora da área. A cobrança coube a Ronaldinho Gaúcho. Com maestria, o camisa 49 colocou a bola na gaveta e desempatou aos 34. Seu primeiro gol pelo Atlético-MG.

Atordoado, o Náutico sofreria novo golpe dois minutos depois. A torcida ainda comemorava quando Danilinho recebeu de Serginho pela direita e fez um cruzamento para a área. A bola desviou em Márcio Rosário e traiu o goleiro Felipe, entrando mansa no cantinho, no contrapé do arqueiro. 3 a 1.

Leonardo Silva ainda colocou a bola no travessão, de cabeça, perto do fim do primeiro tempo. Sinal de que o time alvirrubro estava dando muito espaço.

VIROU GOLEADA - O segundo tempo começou com o Náutico em cima. Com trinta segundos, Souza soltou um canhão, defendido por Giovanni. Nos primeiros minutos, de fato, o Atlético-MG parecia deixar o Timbu vir para cima, a fim de contra-atacar na sequência.

O Galo mostrou competência na sua proposta de jogo. Foi tendo as melhores chances da partida. Aos sete minutos, Leonardo Silva cabeceou pela segunda vez no travessão. Aos 13, foi a vez de Felipe evitar o que seria o quarto gol do Atlético. Ele defendeu muito bem um chute de Jô em um ótimo contra-ataque do Atlético-MG.

Mesmo tentando atacar, mostrando personalidade, o Náutico carecia de equilíbrio. A entrada do atacante Kim no lugar do lateral-direito Alessandro, cuja função passou a ser cumprida por Derley, acentuou o problema de marcação do Timbu.
Aos 18 minutos, Bernard voltou a brilhar e fez um ótimo passe para Danilinho, que havia se desmarcado de Ronaldo Alves e, com um giro eficiente, colocou a bola no cantinho, ampliando para 4 a 1.

A esta altura, as críticas do Náutico quanto à arbitragem eram caladas pelo bom futebol dos mineiros. Depois do pênalti, o Atlético já tinha feito dois gols legais e mandado duas bolas na trave, fazendo por merecer o resultado. A defesa alvirrubra errava
O Timbu, valente, ainda mandou uma bola na trave com Martinez aos 35 minutos e teve um gol invalidado aos 45, com Derley completando após Kim, em posição de impedimento, ter tentado o desvio de cabeça. No entanto, a noite de São João era noite de o Galo cantar. Ainda houve tempo para Escudero aproveitar sobra de escanteio no segundo pau e fechar em 5 a 1 a goleada. 
FICHA DO JOGO
Atlético-MG 5 x 1 Náutico

Atlético-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Rafael Marques e Junior César; Leandro Donizete, Richarlyson (Serginho), Danilinho e Ronaldinho; Bernard (Escudero) e Jô (André). Técnico: Cuca.

Náutico: Felipe; Alessandro (Kim), Ronaldo Alves, Márcio Rosário e Lúcio; Derley, Elicarlos, Martinez e Souza (Ramirez); Rhayner e Araújo. Técnico: Alexandre Gallo.

Campeonato Brasileiro 2012, sexta rodada. Local: Estádio Independência. Horário: 21h. Árbitro: Raphael Claus (SP). Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Anderson Moraes Coelho (BA). Gols: Bernard (ATL) aos 2, Araújo (NAU) aos 12, Ronaldinho (ATL) aos 34 e Danilinho (ATL) aos 36 minutos do
primeiro tempo. Danilinho (ATL) aos 18 e Escudero (ATL) aos 46 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Leonardo Silva, Leandro Donizete e Serginho (ATL), Ronaldo Alves e Rhayner (NAU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...