sexta-feira, 6 de julho de 2012

Seedorf x Forlán: o novo momento do futebol brasileiro


Campeonato Brasileiro ganha dois reforços de peso. Ilustração: Erika Simona/NE10
O futebol brasileiro viveu uma semana movimentada no mercado de jogadores. Dois nomes de reconhecimento internacional foram anunciados por clubes brasileiro: Seedorf no Botafogo e Forlán no Internacional. Um fato raro, mas que vem a cada ano se tornando mais comum no Brasil.

O início das transações de jogadores estrangeiros que, foram contratados por clubes brasileiros, vem acontecendo há anos. Muitos nomes poderiam ser destacados, mas vamos citar somente os "gringos", deixando a repatriação de jogadores brasileiros de fora. Depois que os clubes começaram a receber muito dinheiro através de patrocionadores, poderíamos dizer que o pioneiro foi Freddy Rincón.
O colombiano contratado pelo Palmeiras em 1993, foi um dos primeiros a desembarcar com o status de ídolo. Rincón disputou a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Depois disso, ainda disputou os mundiais de 94 e 98, sendo que em 94, no mundial dos EUA, a seleção colombiana era considerada uma das favoritas ao título.

Depois de Rincón, uma dupla de argentinos voltou a chamar a atenção da mídia. Carlitos Tévez e Mascherano foram contratados pelo Corinthians em meados de 2005. A contratação só foi fechada por conta da parceria do Timão com a MSI.

Agora em 2012, as vindas de Seedorf e Forlán voltam a colocar o Brasil como país importador de jogadores, e não só exportador. Mostra que os clubes também têm força para contratar. Mas essa força ainda está restrita a um pequeno grupo de time, aumentando cada vez mais a disparidade financeira que separa o centro-sul do norte-nordeste do Brasil.

Para trazer os jogadores, Botafogo e Internacional contaram com a ajuda de investidores e um grande projeto de marketing, para atrair mais verbas para pagar os salários mostruosos dos jogadores. Mas as transações mostram que, com planejamento e parcerias, esses tipos de negócios podem sim ser realizados pelos clubes brasileiros. O futebol e os torcedores agradecem.
E você torcedor, qual estrangeiro que gostaria no seu clube?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...