segunda-feira, 5 de março de 2012

Autor do gol do Sport deveria ter sido expulso

A falta de atitude
Por Adriano Siebra*

Como é que em lances idênticos as atitudes tomadas pelos árbitros podem ser tão diferentes? No Campeonato Brasileiro de 2011 o jogador Derley foi expulso do campo de jogo na partida entre Salgueiro e Náutico, no estádio Ademir Cunha, por chutar uma placa de publicidade.

Na súmula da partida o árbitro Wilton Pereira Sampaio, do Distrito Federal, relatou que o atleta chutou uma placa de publicidade, cometendo uma atitude antidesportiva. O fato é merecedor de cartão amarelo e como Derley já havia sido advertido anteriormente, acabou sendo expulso.

Ontem no jogo entre Petrolina e Sport, Jael, atacante leonino, cometeu exatamente a mesma infração, chutando uma placa de publicidade e nada lhe aconteceu. Ele, que também já havia sido advertido, deveria ter recebido o segundo cartão amarelo e, consequentemente, ter sido expulso. Como permaneceu em campo, cinco minutos após deste lance, assinalou o gol que decretou a vitória do Sport.

É relativo supor que Emerson Sobral não tenha visto o ocorrido, mesmo que ele esteja no campo para ver tudo, mas não é possível acreditar que nenhum dos quatro árbitros (o principal, os dois assistentes e o reserva) não tenham observado. Lembro-me do que já tanto falou o chefe da Comissão Estadual (CEAF). A verdade é que faltou atitude para alertar ao árbitro o erro que iria cometer. Então, o crédito deste erro não pode ser imputado única e exclusivamente na conta de Emerson Sobral. A equipe falhou e é lamentável que mais um resultado do Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2012 tenha sido influenciado diretamente pela arbitragem.

A CEAF sabe melhor do que ninguém que arbitragem é momento. O ano passado Emerson Sobral foi disparado o melhor do campeonato. Poderia colocá-lo em qualquer jogo que o desempenho seria excelente, entretanto, o momento hoje não lhe está sendo favorável. É preciso deixar novos árbitros aparecerem, dar oportunidades.

No jogo entre Náutico e Araripina o tiro penal assinalado em favor da equipe visitante foi legítimo, mesmo já tendo escutado comentário que foi mal marcado. A bola já havia passado pelo atleta do Araripina, é verdade, mas este tenta voltar para recuperá-la e é impedido pelo defensor alvirrubro, que o derruba ao solo. Para mim, penal bem marcado por Neilson Santos.

Gilberto Castro fez uma arbitragem boa na partida entre Santa Cruz e Serra Talhada não interferindo no resultado.

As demais partidas, Salgueiro x América, dirigida por Carlos Costa, Belo Jardim x Ypiranga, por Giorgio Wilton, e Porto e Central, por Cláudio Mercante, tiveram boas atuações da equipe de arbitragem.

* Adriano Siebra é ex-árbitro de futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...