segunda-feira, 5 de março de 2012

Em Manaus, Santa Cruz inicia Copa do Brasil com o Penarol

A competição mais democrática do Brasil começará nesta quarta-feira (7) com 19 jogos. Com a participação de 64 times, a Copa do Brasil terá apenas uma equipe pernambucana em seu primeiro dia de disputa. O Santa Cruz enfrenta o Penarol, do Amazonas, em Manaus. A delegação tricolor fez a viagem de 5.698 km na manhã desta segunda-feira, num voo de 5 horas, menos de 24h antes da vitória sobre o Serra Talhada, no Arruda, pelo Pernambucano Coca-Cola.

Com um retrospecto ruim em Copas do Brasil, o Santa Cruz nunca passou das oitavas de final, que é a terceira fase da competição. Em 2011, ficou ainda na segunda fase, no confronto contra o São Paulo. “A experiência vivida em 2011 vai nos ajudar muito para a disputa deste ano. Hoje, estamos entrando na competição bem mais preparados e fortalecidos”, contou o comandante coral, Zé Teodoro.

Para quebrar esse tabu, o Tricolor precisa passar pelo Penarol na primeira fase; eliminar o Atlético-MG (Série A) ou o Cene-MS na segunda-fase; e nas oitavas de final teria de bater o classificado, que sairá da chave formada por Goiás (Série B), América Mineiro (Série B), Paulista-SP ou Boavista-RJ. Se chegar nas quartas, tem como possíveis adversários de maior força São Paulo, Atlético Goianiense e Ponte Preta, os três da Série A.

Como o caminho se constrói caminhando, o foco precisa ser no clube amazonense. No primeiro embate, o Santa não terá o atacante Carlinhos Bala, o volante Léo e o lateral-direito Eduardo Arroz, vetados pelo DM. De positivo, o retorno do meia Weslley, que cumpriu suspensão.

Também pode ser considerado interessante o fato de que a partida será disputada em Manaus, no Estádio do Sesi, e não no real estádio do clube, o Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 176 km da capital), pois comporta apenas 3 mil pessoas.

Já em Manaus, o técnico Zé Teodoro comentou a questão da viagem. "Agora é só descansar. Principalmente aqueles jogadores que participaram domingo. A gente tem que aproveitar o tempo para poder recuperar bem. Nós estaremos bem até quarta-feira", disse. O clima, no primeiro dia, não foi tão quente. 28 graus. "Isso já ajuda, e vamos jogar à noite."

PENAROL, el campeón de Amazonas

O Penarol Atlético Clube foi fundado na década de 1940, inspirado no Peñarol legítimo, uruguaio, time sul-americano com mais títulos conquistados no Século XX e, por isso, chamado "Campeón del Siglo" (Campeão do Século), de acordo com a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS). Apesar da origem, o Penarol do Norte difere em tudo da "matriz". Não só na estante de troféus, como na sonoridade do nome, que em espanhol soaria como "Penharol", e nas cores do time, azul e branco, e não o dourado e negro do Club Atléctico Peñarol, de Montevidéu.

Comparações à parte, o fato é que o Penarol é a nova força do futebol amazonense. Foi o campeão estadual em 2010 e 2011. Na temporada atual, ficou fora da decisão do primeiro turno ao ser eliminado, na semifinal, nos pênaltis, contra o Princesa de Solimões. Mas está invicta na temporada, com seis vitórias e três empates. Informações como essas são até fáceis de obter. Difícil é saber como a equipe joga.

“Acredito que somente amanhã (hoje) o treinador vai conversar com a gente e passar algumas informações sobre o adversário. Não conheço nada deles, só sei que, na única vez que joguei em Manaus, pelo Fortaleza, foi o clima que atrapalhou bastante: é muita chuva e muito calor. Se for assim de novo, vai ser uma dificuldade a mais para nós”, contou o meia Luciano Henrique, à reportagem do Jornal do Commercio.

O treinador da equipe, Roberto Oliveira, poderá promover o retorno do goleiro titular Rascifran, que foi poupado contra o Princesa de Solimões. O destaque da equipe, no ataque, é Kitó, o artilheiro do Amazonense em 2011, com 10 gols.

Fonte:blogdotorcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...