terça-feira, 22 de maio de 2012

As mudanças da Era Mancini no Sport



Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Foram apenas dois treinos no Sport, mas já dá para notar as primeiras impressões no trabalho de Vágner Mancini sob o comando do rubro-negro.  A primeira delas é na concepção do esquema tático do Leão. Em princípio, parece ser o mesmo 3-5-2 utilizado por Mazola Júnior no Pernambucano Coca-Cola. No entanto, após uma observação mais detalhada, dá para notar que há uma mudança de posicionamento fundamental na equipe. Ao que parece, no time de Mancini, Tobi não será zagueiro e sim volante protegendo os defensores Edcarlos e Bruno Aguiar.

A alteração parece simples, mas dá um pouco da noção de marcação do técnico. Mancini quer o Sport marcando mais à frente. Com Tobi mais avançado, o combate do Leão, em teoria, se dará no meio de campo e não próximo à linha de defesa. O próprio Mazola admitiu em certas ocasiões que não gostava do 3-5-2 por permitir que esse combate ocorresse mais atrás. Talvez Mancini tenha encontrado a chave para resolver tal problema.

Outra diferença no Sport de Mancini deve ocorrer no ataque. Como não tem mais Marcelinho Paraíba no meio e como jogadores considerados mais "pesados" estão lesionados, o treinador pode utilizar jogadores leves no estilo do Felipe Azevedo e do Marquinhos Gabriel. O Sport passa a ser um time de velocidade na criação ao invés de ser uma equipe cadenciada como foi no Estadual. O primeiro a pensar neste ritmo de jogo foi o técnico interino contra o Flamengo, Gustavo Bueno. Mancini viu a partida diante do Urubu e gostou. A expectativa é que ele repita o estilo de jogo contra o Santos. Antes vista como problema, a saída de Marcelinho Paraíba pode ser encarada como um benefício ao clube.

Lógico que ainda é cedo para apontar se o Sport de Mancini dará certo ou não. Só o tempo e as partidas dirão se as mudanças estão corretas. Resta aguardar não só o desenvolvimento do trabalho do técnico como também a chegada dos reforços do Leão.
Fonte:blogdotorcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...