quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FPF vai lançar Taça Pernambuco Sub 20

Por Marcelo Montanini
Especial para o Blog do Torcedor

A partir de agosto de 2012, Pernambuco estará no mapa das competições de base do país. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vai lançar a Copa Pernambuco Sub 20, com 16 equipes, entre pernambucanas e convidadas de todo o Brasil. Cinco sedes já estão confirmadas.

O formato da competição será igual ao da Copa do Mundo, porém adaptado para 16 equipes. Ou seja, será quatro grupos com quatro equipes jogado entre si. As duas primeiras classificam-se para as fases de mata-mata: quartas-de-finais, semifinal e final.

O torneio deverá ter oito sedes. No entanto, à princípio, apenas cinco estão confirmadas, são elas: Carnaíba, Chã grande, Ipojuca, Garanhuns e Timbaúba. Olinda, Camaragibe e Recife ainda estão em fase de negociação. "A Federação tem uma política de interiorização, logo, queremos que os jogos das fases de grupo sejam em cidades do interior e a final na capital, Recife. Em Carnaíba, por exemplo, o futebol está esquecido e queremos trazer de volta", afirmou Leonardo Cruz, diretor de futebol profissional da FPF.

Contudo, as equipes ainda não estão confirmadas. De acordo com Cruz, haverá oito pernambucanas, uma do Rio Grande do Norte, uma do Ceará, uma da Bahia, uma de Alagoas, uma de São Paulo, uma do Rio de janeiro, uma do Rio Grande do Sul e outra do Paraná.

Por questões estratégicas, a competição será em agosto. "Em janeiro, tem a Taça São Paulo, de fevereiro a junho, o Campeonato de Juniores, em julho a Taça BH e de setembro a novembro, a Copa Pernambuco. Então, com a Taça Pernambuco em agosto, os atletas de base terão competição o ano inteiro, ou melhor, de janeiro a novembro", disse. "Queremos que o evento torne-se parte do calendário da Federação".

A Taça, segundo Cruz, é importante para a formação dos atletas da base de Pernambuco, principalmente pela troca de experiência. "O clube que não investe na base é um clube sazonal, pois dificilmente ganha títulos e faz receita", salienta. "O projeto estava formatado para ser executado em outubro deste ano, mas a morte de Carlos Alberto de Oliveira (na época presidente da Federação) impediu que ele saísse do papel. Mas quando Evandro (Carvalho) assumiu comprou de imediato".

Quanto a transmissão, o diretor afirmar que está em negociação, porém fica a cargo da MegaSports, empresa que organizará a competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...