quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Náutico tenta mas não consegue segurar o Grêmio: 2 x 0



Marco Antônio abriu o placar no Olímpico. Fotos: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Bem que o Náutico tentou se defender no Olímpico e voltar de Porto Alegre com pelo menos um ponto na bagagem. Mas o tabu foi mantido e o time pernambucano voltou para Recife sem os 3 pontos e virá o estádio Olímpico ser demolido no fim do ano sem ter nenhuma vitória pernambucana em solos gaúchos. A vitória por 2 a 0 do Grêmio manteve a série de resultados do Timbu, que soma agora quatro jogos sem vencer.

Os gols gremistas foram marcados por Marco Antônio, num chutaço de fora da área, aos 15 minutos e por Kléber, aos 47 minutos, ambos no segundo tempo.

Com a derrota, o Náutico fica na 12ª posição com 29 pontos. O sinal de alerta acendeu, já que para a zona do rebaixamento são apenas seis pontos, justamente para o Sport, arquirrival do Timbu. Já o tricolor gaúcho chega aos 48 pontos e se mantem na terceira posição, confirmando-se com um dos candidatos ao título do Brasileirão.
O jogo

Com Alemão na zaga, Lúcio no meio-campo e Rogério sozinho no ataque, o Náutico começou o jogo bem postado defensivamente. Com o meio-campo bastante recheado, o time de Alexandre Gallo conseguiu, num primeiro momento, anular o volume de jogo tricolor. Sempre que o Grêmio tentava chegar ao ataque, parava na marcação de Alemão e Jean Rolt.

Nos primeiros 20 minutos, o Grêmio chegou três vezes ao ataque. A primeira chance foi com Anderson Pico. O lateral, com o pé direito, arriscou de fora da área, mas sem perigo. Pico apareceu de novo ao ataque aos 18 minutos. Após o lateral, a bola sobrou para Elano. O meia tentou surpreender com um chute de primeira. O chute passou raspando o travessão. E Elano tentou de novo de cabeça aos 20 minutos. Gideão, bem posicionado, defendeu sem perigo.

Se a marcação estava funcionando, boa parte era por conta da boa atuação de Martinez. Mas o capitão alvirrubro, que voltava de suspensão, acabou sentindo uma lesão na perna esquerda e foi substituído por Josa aos 25 minutos da etapa inical.

Coincidentemente ou não, após a saída de Martinez, o Grêmio cresceu no jogo. Com mais chances no ataque, o tricolor quase abriu o placar aos 32 minutos com Souza. O volante acertou o travessão de Gideão, após cobrança de falta de Elano.

Apesar da insistência gaúcha, a bola teimou em não entrar. A curiosidade da primeira etapa foi os três cartões amarelos aplicados pelo árbitro Héber Roberto Lopes em menos de 5 minutos. Dois para o Náutico (Patric e Jean Rolt) e um para o Grêmio (Fernando).

No último lance da primeira etapa, o Náutico teve sua melhor chance. Patric entrou na área pela direita e chutou forte. Mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Náutico até tentou, mas acabou sofrendo 2 gols no segundo tempo
Segundo tempo

Jogando em campo e precisando pontuar, o Grêmio voltou para o segundo tempo com duas modificações que avançaram o time gaúcho. Com Marco Antônio e Leandro nos lugares de Marquinhos e Fernando, respectivamente, o Grêmio foi para cima nos primeiros minutos. 

E foi com Leandro o primeiro lance de ataque da etapa final. O atacante conseguiu girar em cima da zaga e chutar de fora da área. A bola pegou efeito e quase encobriu Gideão. 

Com a saída de Fernando, o Náutico tentou se aproveitar do homem a menos no meio-campo tricolor para ter mais volume no ataque. O Timbu chegou ao ataque duas vezes com Rhayner, mas o meia não conseguiu aproveitar as chances.

Quando parecia que o Náutico iria complicar a vida dos gremistas, eis o golpe fatal de Marco Antônio. O meio-campo arriscou da intermediária e contou com a ajuda de Gideão, que não conseguiu alcançar a bola, para abrir o placar.

o gol fez Gallo mexer duas vezes no time de uma vez só. Ele tentou dar um novo gás colocando João Paulo e Kim nos lugares de Lúcio e Souza. As substituições tentaram equilibrar mais o time do Náutico, já que Rogério estava isolado no ataque. 

Mas foi o Grêmio que assustou primeiro. Patric perdeu a bola no ataque para Leandro, que tocou para Léo Gago. O gremista, assim como Marco Antônio, arriscou de fora da área.  

Sem força, o Náutico não conseguia assustar o goleiro Marcelo Grohe, que foi um mero espectador durante o jogo. Se o time pernambucano não chegava, os gaúchos chegavam. E aos 33 minutos Gideão se redimiu do gol sofrido ao mandar para escanteio um chute forte de Pará.

Nos últimos minutos o Náutico apertou o pé e tentou o empate. Mas faltava qualidade e, principalmente, jogadas individuais por parte dos jogadores. E aos 47 minutos, o Grêmio fechou o caixão. Após troca de passes no ataque gremista, Kléber acertou um chute no canto esquerdo de Gideão, marcando o segundo gol gremista.

Ficha do jogo - Grêmio 2 x 0 Náutico


Grêmio:
Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Werley e Anderson Pico; Fernando (Marco Antônio), Souza, Elano e Marquinhos (Leandro); Kléber e Marcelo Moreno (Léo Gago). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Náutico:
Gideão; Patric, Alemão, Jean Rolt e Douglas Santos; Elicarlos, Martinez (Josa), Souza (João Paulo), Lúcio (Kim) e Rhayner; Rogério. Técnico: Alexandre Gallo.

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Horário: 21h. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR). Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ).Cartão amarelo: Jean Rolt, Patric e Douglas Santos(Náutico); Fernando (Grêmio). Gols: Marco Antônio, aos 15"/2ºT e Kléber, aos 47"/2ºT (Grêmio). Público total: 27.178. Renda: R$ 339.631,50
Fonte:blogdotorcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...