terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os grupos do Nordestão


Maior novidade para a temporada 2013 no futebol brasileiro, a Copa do Nordeste será lançada oficialmente no próximo dia 13, em Fortaleza. E além da apresentação, o evento marcará o sorteio dos quatro grupos do torneio, que seguirá o modelo adotado em grandes competições, com os 16 times sendo divididos em potes específicos, separados pela força e tradição de cada um na Região. A base para cada pote será o ranking oficial de clubes da CBF, que passa a dar o aval à competição a partir do próximo ano.
Sendo assim, o pote 1, reservado aos cabeças de chave, terá Bahia, Sport, Vitória e Santa Cruz. No segundo pote estão distribuídos Ceará, Fortaleza, América-RN e CRB, no pote três ficam ABC, Confiança-SE, Campinense e ASA-AL, e no último, Itabaiana-SE, Salgueiro, Sousa-PB e Feirense-BA. Vale lembrar que o critério de classificação para a Copa do Nordeste foram as colocações obtidas nos Estaduais. Por isso, o Náutico, 4º colocado no Pernambucano, fica de fora.
Tendo como base a distribuição dos times nos potes e a intenção da CBF de não colocar em um mesmo grupo duas equipes do mesmo Estado, já há condição de conjecturar algumas possibilidades de chaveamentos, como por exemplo um grupo "da morte" e um outro "moleza".
Num grupo pedreira, Santa Cruz ou Sport poderiam encarar Ceará, ABC e Itabaiana, por exemplo. Já no mais fácil, rubro-negros e tricolores teriam pela frente CRB, Confiança e Feirense. Lembrando que, por estar no último pote, o Salgueiro terá como adversário obrigatoriamente na 1ª fase os cabeças de chave Bahia ou Vitória. Dois de cada grupo avançam às quartas de final, quando o torneio passa a ser disputado em mata-mata.
fonte: blog do torcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...